Home Notícias Entretenimento 28ª Feira Nacional de Artesanato é uma das alternativas de compras para o fim de ano

28ª Feira Nacional de Artesanato é uma das alternativas de compras para o fim de ano

7 min read
0
0
Foto: Divulgação Facebook
Foto: Divulgação Facebook

Uma das mais tradicionais feiras do Brasil acontece no próximo mês de dezembro em Belo Horizonte. A 28ª Feira Nacional de Artesanato terá como tema “Reciclar, Reutilizar e Reduzir”.

O evento ocorre de 05 a 10 de dezembro no Pavilhão de Exposições do Expominas localizado na Av. Amazonas, nº 6030, no bairro Gameleira. Serão mais de 7 mil artesões de vários estados brasileiros e também de outros países. Até o momento estão confirmados Senegal, África do Sul e Turquia.

O artesanato indígena também ganha destaque e será representado por nove etnias. Além das peças, haverá shows e oficinas. A expectativa é que durante o seu funcionamento a feira movimente mais de 60 milhões de reais entre os seus 1,2 mil estandes e 180 mil visitantes esperados.

Shows

Um Minifestivale acontece também junto a Feira Nacional de Artesanato. O mesmo terá atrações do festival de cultura popular do Jequitinhonha e também shows. Até o momento os artistas confirmados são: Frei Chico, Rubinho do Vale, Tino Gomes, Wilson Dias, Dário Marques, Evandro Passos (afro), Beto e Éder da Viola, Joacir Ornelas e Ariã Santana e Xibiu, contando estórias. Companhias de Danças do Sec e do Sesi em cena também vão se apresentar na área de concentração dos Food Trucks

Food Trucks

Aliás, durante a Feira os visitantes que quiserem vão poder provar ótimos pratos. Serão dez lanchonetes, cinco Food Trucks e cinco Food Bikes com os mais variados pratos e temperos. Além de hambúrguer artesanal, o espaço terá cafés, licores, pizzas, espetos, coxinhas, sanduiches e comida bem mineira.

Oficinas e sustentabilidade

Este ano o evento trabalha uma temática sustentável. A ambientação do pavilhão vai ser feita com reaproveitamento do material das montadoras e resíduos tipo tecidos, mochilas usadas, pneus, garrafas de vinho, garrafas pet, caixas usadas do Ceasa, pallets, caixas de papelão, latas de tinta velhas e outros materiais.

E é pensando nessa temática sustentável que também serão realizadas 120 oficinas com técnicas artesanais focadas no uso e reaproveitamento de materiais recicláveis. As inscrições serão gratuitas e podem ser feitas no local.

Aplicativo

Tá achando que já acabou? Pois é, a feita este ano está cheia de novidades. A mesma terá um aplicativo disponível para pesquisa e todas as informações do evento. Shows, oficinas, exposições e notícias estarão disponíveis a todo o momento para os usuários. Inicialmente vai funcionar somente para o sistema android.

Além de todas essas coisas a feira é reconhecida como um evento cultural, social, econômico, de capacitação e educação, para ambos os públicos envolvidos: expositores e visitantes. Cultural pelo fato de promover a divulgação da arte popular brasileira de todos os estados, além de trazer ao Brasil o artesanato de outros países, promovendo um intercâmbio de culturas e experiências. Social em função das oportunidades dada aos expositores e econômica devido ao fluxo de movimentação dos negócios.

As entradas para o evento podem ser adquiridas gratuitamente até o próximo dia 04 de dezembro pelo Sympla (aqui). Depois, somente na portaria onde os valores serão reajustados entre R$ 10 e R$ 15.

Informações:

28ª Feira Nacional de Artesanato

Data: de 05 a 10 de dezembro

Local: Pavilhão da Expominas

Endereço: Avenida Amazonas, nº 6030, no bairro Gameleira

Ingressos: Gratuitos até o próximo dia 04 de dezembro pelo Sympla

Outras informações pelo evento no Facebook ou pelo site www.feiranacionaldeartesanato.com.br

28ª Feira Nacional de Artesanato é uma das alternativas de compras para o fim de ano
Qual sua nota para o artigo?
Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais Entretenimento

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *