Home Destaque Você conhece um espaço de Coworking? BH tem cerca de 48 lugares dedicados ao Coworking

Você conhece um espaço de Coworking? BH tem cerca de 48 lugares dedicados ao Coworking

5 min read
0
0
Na imagem: Guaja café Coworkingm dos espaços de BH - Foto: divulgação site Coworking Brasil
Na imagem: Guaja café Coworking um dos espaços de BH – Foto: Divulgação site Coworking Brasil

Você sabe o que é um espaço de Coworking? Ou, alguma vez já ouviu falar do termo? Em pleno 2017 a expressão tem ganhado cada vez mais o seu espaço no vocabulário do brasileiro.

O termo foi criado no ano de 1999 e passou a ser usado em 2005 por Brad Neuberg para descrever um espaço físico que ele mesmo criou. Nele ficavam três profissionais de tecnologia e ao mesmo tempo, o local abria espaços para avulsos que precisavam de um lugar para trabalhar e necessitavam de um lugar para trocar experiências.

Em algumas palavras, o Coworking é uma nova forma de pensar no ambiente de trabalho e o termo se solidifica cada fez mais com a tendência dos freelancing e do surgimento de várias Start-ups.

Pessoas trabalham não necessariamente para a mesma empresa ou na mesma área de atuação, mas compartilham de um mesmo espaço e recursos de um escritório, além de trabalharem em um ambiente inspirador.

No Brasil

De acordo com o censo Coworking Brasil 2017 o país mais que dobrou o seu número de espaços do tipo em menos de um ano. Ainda segundo o censo, hoje são 810 espaços de Coworking conhecidos no Brasil, um valor 114% maior de 2016.

No total, somam-se 56 mil estações de trabalho e 210 mil pessoas circulando entre eles. No mundo estima-se que há algo em torno de 4 mil espaços que se adequam a categoria em funcionamento.

Em Belo Horizonte

A Capital mineira é uma das potências nacionais do Coworking. Em 2016, BH contava com 24 espaços de Coworking e já era a terceira cidade nacional no ranking do negócio. Em 2017 já ao menos 48 espaços do tipo em funcionamento da Capital, um número 2 vezes maior que 2016.

Em todo o estado de Minas Gerais, BH detêm mais de 70% desse mercado e dentre as regiões em funcionamento as regiões da Savassi e do Funcionários possuem a maior concentração dos espaços.

Todo esse êxito é produto de uma ideia simples: profissionais independentes que procuram um espaço democrático em que possam desenvolver seus projetos sem o isolamento do home office ou as distrações de espaços públicos.

Para conhecer os espaços de Coworking em Belo Horizonte basta acessar o site CoworkingBrasil (aqui) e ver qual se adequa mais a sua necessidade.

Você conhece um espaço de Coworking? BH tem cerca de 48 lugares dedicados ao Coworking
5 (100%) 1 vote
Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais Destaque

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *