Home Notícias Sem previsão de pagamento do 13º para funcionalismo público Estado anuncia benefício para agentes de segurança pública

Sem previsão de pagamento do 13º para funcionalismo público Estado anuncia benefício para agentes de segurança pública

4 min read
0
0
Foto: Divulgação Sind UTE MG
Foto: Divulgação Sind UTE MG

Outro embate para o funcionalismo público do Estado de Minas Gerais. Recentemente o Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais realizou alguns protestos justamente pela falta de previsão do pagamento do 13º salário.

O problema é que o Governo de Minas anunciou na última sexta (15) o pagamento do beneficio para os agentes da segurança pública do Estado. Entretanto, a administração não contemplou o restante do funcionalismo, o que gerou tensão entre os servidores e Estado.

Bombeiros, Políciais Civis, Militares e Agentes Penitenciários devem ter o benefício pago em até duas parcelas. Uma no dia 26 de dezembro e a outra no dia 19 de Janeiro.

O Sind – UTE soltou uma nota sobre a decisão do governo. Leia na íntegra:

Na tarde desta sexta-feira (15/12/17) foi noticiada pelo Governo do Estado uma escala de pagamento do 13º salário para policiais militares. O anúncio aconteceu após reunião do Governador com o Comando da PM e o Secretário de Governo. A escala de pagamento não é para todo o funcionalismo, apenas para a Segurança Pública.

O anúncio é um desrespeito ao conjunto do funcionalismo que tem a mesma fonte de pagamento, mas, foi surpreendido com um tratamento diferenciado e excludente. O comportamento do Governador, Fernando Pimentel, de ignorar 90% do funcionalismo público estadual e suas entidades representativas é inaceitável e demostra que não tem relação de respeito com os/as servidores/as que viram, nos últimos dois meses, diversas entrevistas de Secretários de Estado afirmando a impossibilidade de pagamento do 13º salário em 2017. Nenhuma reunião com os sindicatos do funcionalismo foi marcada, nenhum diálogo estabelecido.

Este comportamento evidencia, explicita a incapacidade do governo em estabelecer um mecanismo de negociação das questões gerais do funcionalismo e o seu medo da reação do setor militar do Estado.

O anúncio não foi um reconhecimento de direito, mas, permeado por medo e uma desastrosa prática de não ouvir para governar. Se tem recursos para o pagamento, o mesmo deve ser feito para todo o funcionalismo e não estabelecer privilégio.

Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG) 

Sem previsão de pagamento do 13º para funcionalismo público Estado anuncia benefício para agentes de segurança pública
5 (100%) 1 vote
Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *