Uma pesquisa conduzida pelo Centro de Estudos em Competitividade da Fundação Getúlio Vargas (2020) indicou que o ano começou com perspectivas positivas para o turismo, entretanto, este é um dos setores mais afetados pela crise mundial na saúde e sua recuperação será gradual.
Ainda segundo a Agência Sebrae de Notícias (2020), estima-se que o COVID-19 impactou em 98% o setor de eventos e que 35% dos empresários precisaram negociar créditos, o que salienta as adversidades enfrentadas pelo setor.
Apurando as pesquisas citadas e todo o cenário atual, constata-se que a pandemia trouxe inúmeros desafios e mostrou a importância da utilização e domínio das ferramentas do ambiente digital para comunicação e negócios em todas as áreas, especialmente o turismo. Assim, para aumentar as possibilidades de fomentar o turismo e potencializar a economia criativa e colaborativa dentro de Belo Horizonte, criou-se a “Semana do Turismo de Experiência: inovação e criatividade- 2ª Edição”, um projeto patrocinado pela Prefeitura de Belo Horizonte e Belotur, que visa oferecer capacitação e treinamento para os profissionais do trade turístico da cidade, fazendo com que percebam o impacto das mídias sociais para os negócios, para atração de visitantes e para comunicação efetiva e calorosa do destino que é único, surpreendente e repleto de possibilidades.
O evento, que está em sua segunda edição, é 100% online e gratuito e dá continuidade à capacitação do trade turístico por meio de aulas, workshops e sugestões de roteiros. O material será disponibilizado no Youtube com o intuito de facilitar o acesso ao conteúdo, mostrando as inúmeras possibilidades de promoção do turismo na cidade de Belo Horizonte por meio das ferramentas disponíveis no ambiente digital.
A programação terá a participação de Isabela Lapa, especialista em Marketing Digital e criadora do blog Coisas de Mineiro; Flávio Dornas, responsável pelo Movimento Distrito Guaicurus; Fagner Rodrigues, cozinheiro e professor na Faculdade Arnaldo; Aline Resende, fotógrafa de arquitetura; Talita Lima, especialista em gestão de marcas; Camilla Guimarães, programadora de sites; Matheus Campos, barista; e muitos outros.
Ao mesclar capacitação, entretenimento e um olhar único sobre a cidade, o evento vai dar continuidade aos temas da primeira edição, salientando que com o uso das ferramentas digitais podemos mostrar nossa cidade de um jeito único e inesquecível. Somos a cidade criativa da gastronomia, temos montanhas, música, cultura, arte, dança, arquitetura e um povo receptivo e alegre, que merece ser lembrado e celebrado.
Ao mesclar capacitação, entretenimento e um olhar único sobre a cidade, o evento certamente deixará uma mensagem: novos tempos exigem novas atitudes, e juntos, com os recursos disponíveis em nossas mãos, podemos mostrar nossa cidade de um jeito único e inesquecível. Somos a cidade criativa da gastronomia, temos montanhas, música, cultura, arte, dança, arquitetura e um povo receptivo e alegre.
Para contar isso ao mundo precisamos de uma comunicação efetiva, calorosa e conectada com as demandas atuais. Por acreditar que as pessoas mais capacitadas para levar essa mensagem são os profissionais habilitados para a atividade turística, entendemos que o evento será transformador, inovador e acessível.
“Semana do Turismo de Experiência: inovação e criatividade – 2ª edição”
Patrocínio: Prefeitura de Belo Horizonte e Belotur
100% online e gratuito
13 a 16/01, no YouTube Isabela Lapa e no Instagram (@kellenpavao)
Link do YouTube