A greve dos correiros começa oficialmente hoje (12). O motivo: As mudanças no plano de saúde da empresa, que preveem o pagamento da mensalidade pelos funcionários e a retirada dos dependentes do contrato.
A Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos e Similares (Fentect) informa que de acordo com a modificação o benefício será ajustado de acordo com a idade e as mensalidades do plano poderia chegar a até R$ 900.
O início da greve coincide com o julgamento sobre o plano de saúde dos trabalhadores no Tribunal Superior do Trabalho (TST), também marcado para amanhã, referente à última negociação salarial.
Dentre as reivindicações, os trabalhadores são contra as alterações no Plano de Cargos, Carreiras e Salários; a terceirização na área de tratamento; a privatização da estatal; a suspensão das férias dos trabalhadores; a extinção do diferencial de mercado e a redução do salário da área administrativa.
Além disso, entre as demandas da categoria estão a contratação de novos funcionários por meio de concurso público, a segurança nos Correios e o fim dos planos de demissão.
Apenas 30% dos funcionários estão trabalhando. As encomendas e compras pelo e-comerce devem sofrer atrasos nas entregas.