O músico, cantor e compositor Marcos Catarina volta a Belo Horizonte (MG) com o seu projeto musical “Tributo a Vander Lee – 6 Anos de Saudade”, trazendo a leveza da voz e do violão, num tributo ao seu irmão, o músico, cantor, compositor e poeta Vander Lee, falecido em 2016. Marcos terá como acompanhamento o baixo de Zequinha Coelho
Com um repertório superespecial, Catarina reúne canções que fizeram parte da trajetória musical de Vander Lee. Considerado pelo público o maior poeta da música mineira dos últimos 20 anos, Vander Lee completaria 56 anos, no próximo dia 3 de março de 2022, dia do show.
O repertório é superespecial, com releituras de canções consagradas de Vander Lee como a música “Estrela”, gravada por Maria Betânia; “Do Brasil”, “Esperando aviões” e “Iluminado”, todas gravadas por Daniela Mercury; “Pra ela passar”, “Galo e Cruzeiro” e “Românticos”, gravadas por Fábio Junior; “Contra o Tempo”, gravada por Rita Benneditto; e “Onde Deus Possa me Ouvir” gravada por cantores como Gal Costa, Elba Ramalho, Padre Fábio de Melo, Leila Pinheiro, entre tantos outros. “cantaremos os grandes hits junto ao público além de canções que marcaram o encontro dos irmãos”, afirma Marcos Catarina.
O show acontece no Museu do Clube da Esquina, em Belo Horizonte (MG), mais precisamente em seu bar.
O LOCAL
O Bar do Museu do Clube da Esquina é famoso por seu chope e seus petiscos, além de possuir uma exposição de CDs e livros que registram o movimento musical do famoso Clube da Esquina de Minas Gerais desde a década de 60. O local tem um estilo despojado, e mais intimista, tendo recebido grandes nomes da voz e violão da música popular mineira.
MEDIDAS COVID-19
O Bar do Museu do Clube da Esquina informa que, referente as medidas tomadas no local quanto a pandemia de Covid, é necessário usar máscara, para a segurança dos visitantes, assim como todos os funcionários da casa também usam máscara e desinfetam todas as superfícies entre visitas.
SOBRE O MÚSICO MARCOS CATARINA
Marcos Catarina é um cantautor mineiro que define seu estilo como popular, mas com sofisticação literária. Desde a adolescência busca se expressar através do cancioneiro popular, pela forte influência do pai, José Delfino Catarina, e dos irmãos que também são cantores e compositores, como o consagrado cantor Vander Lee e sua irmã Ivania Catarina.
Com dez anos de carreira percorridos, e dois CDs gravados, “Entre Canções” e “Leve”, o cantor tem centenas de canções de alto nível. Sua formação passa por estudar música na Bituca Universidade de Música Popular Brasileira, com mestres como Yan Guest, Babaya e Gilvan de Oliveira, tendo se apresentado em vários teatros de Belo Horizonte, como Cine Brasil e o Palácio das Artes e compartilhando o paco com nomes como o Grupo Ponto de Partida, Dona Jandira entre outros. E sua formação não fica por aí, tendo já pós-graduação em História da Arte.
Seus projetos originais e em torno da música já são sucesso no imaginário popular. Catarina realiza sazonalmente o “Baile dos Românticos”, espetáculo onde homenageia vários compositores brasileiros, e é também criador do “Bloco de Carnaval Românticos São Loucos”, que também faz uma homenagem a seu irmão, o grande compositor mineiro Vander Lee. Seu último show antes da pandemia, com o criativo nome de “Todo In Canto do Rio”, trazia canções autorais que remetiam as águas, aos rios e as marés.
Marcos também tem um vasto currículo de participações e prêmios em festivais. Antes da pandemia, esteve nos principais Festivais da Canção do Brasil, tendo sido premiado como Melhor Intérprete no Festibar, ficando em quarto colocado no Festival de Pedro Leopoldo (MG), em terceiro lugar no Cantalão em Divinópolis (MG), em segundo lugar no Festival de Conceição do Mato Dentro (MG), e em primeiro lugar nos Festivais da Canção de Alvinópolis (MG) e de Grão Mogol (MG).
Com uma carreira que já é internacional, pisou em palcos na Europa, mais precisamente na França e na Bélgica, além de Peru e Chile na América Latina.
SOBRE O POETA VANDER LEE
O cantor, compositor e poeta Vander Lee (1966-2016), foi um dos maiores compositores da música mineira, e por que não dizer, nacional, dos últimos 20 anos. Nascido na capital do estado de Minas Gerais em 1966, começou sua carreira em bares locais na década de 1980. Gravou sua primeira fita demo (com 4 músicas) em 1986, e em 1987 já fazia shows com seu próprio repertório.
Suas canções iam desde o romântico, passando pelo samba, até a balada e rock. Suas letras falavam de acontecimentos da vida cotidiana, sempre com um lado romântico. Gravou com grandes nomes da MPB, como Zeca Baleiro, Elza Soares, Rita Ribeiro, Emilinha Borba, Leila Pinheiro e Nando Reis. O cantor tinha três filhos: Laura, Lucas e Clara, que herdaram dele o talento musical. Faleceu em 2016, aos 50 anos de idade, em decorrência de um infarto, um ano antes de completar 20 anos de carreira, com 10 CDs e dois DVDs gravados.
SERVIÇO
SHOW “TRIBUTO A VANDER LEE – 6 ANOS DE SAUDADE” DE MARCOS CATARINA.
Data: 3 de março de 2022 (quinta-feira).
Participação: Zequinha Coelho no baixo.
Horário: a partir das 20 horas.
Local: Bar do Museu do Clube da Esquina.
Endereço: Rua Paraisópolis, 738 – Bairro Santa Tereza – Belo Horizonte (MG).
Duração do show: 90 minutos.
Valor do ingresso: a partir de R$ 20,00.
Informações: (31) 2512-5050.
Vendas pela internet: Sympla