Como parte do processo de expansão no país, a distribuidora de combustíveis ALE prevê inaugurar, neste ano, 40 postos de combustíveis e serviços em Minas Gerais. Em janeiro, a empresa conquistou três novas revendas e pretende inaugurar outras cinco neste mês. A partir desta semana, a companhia passou a atender dois novos postos no estado: um em Belo Horizonte e outro em Sete Lagoas.
De acordo com o diretor comercial da ALE, Renato Rocha, Minas Gerais é um dos mercados mais representativos para a ALE no país, onde concentra cerca de 500 postos da rede e outros 700 clientes B2B (business-to-business). “Os planos de ampliação no estado, onde a companhia nasceu, estão entre os principais para o crescimento da rede neste ano. A presença em Minas tem se tornado cada vez mais forte; possuímos base própria de armazenagem e distribuição de combustíveis em Betim e um relacionamento bem próximo e consolidado com toda a revenda mineira,” destaca.
Entre as inaugurações com a bandeira ALE nesta semana está o posto Raja, localizado na avenida Raja Gabáglia, 2230, no bairro Cidade Jardim. Segundo a gerente comercial regional da ALE em Minas Gerais, Érika Coelho, a conquista demonstra a ampliação da presença da marca nos principais corredores de circulação da capital mineira. “Já temos uma participação expressiva em BH, sobretudo nas principais vias de acesso ao aeroporto de Confins (MG). Essa inauguração na Raja é extremamente representativa para a marca”, declara.
O posto Raja possui, além de combustíveis, loja de conveniência, lava a jato e troca de óleo. A revenda também aderiu ao programa Livelo, que oferece aos consumidores o acúmulo de pontos nos abastecimentos e aquisição de serviços ou produtos na rede. A cada R$ 3 gastos, o cliente acumula 1 ponto Livelo; os pontos acumulados podem ser trocados por descontos em abastecimentos e outros serviços contratados nos postos participantes.
“É uma operação familiar, que está no mercado há cerca de 10 anos. O revendedor optou pela marca, principalmente, pela proximidade, agilidade, flexibilidade e o portfólio de produtos e serviços que a ALE oferece à rede. Estamos em negociação e há a possibilidade de o posto compor a parte de varejo com a nova marca A Esquina, franquia de conveniência da ALE”, acrescenta Érika.
“Já possuíamos um relacionamento com a área comercial da ALE e a nossa escolha pela companhia se deu pelo fato de a empresa ser muito sensata e transparente conosco. Além disso, tem competitividade no mercado e o modelo de gestão proporcionado aos revendedores se encaixa perfeitamente ao que planejamos. As expectativas são positivas, em função da seriedade da ALE, de contar com uma equipe bem treinada e pela velocidade no atendimento às nossas demandas”, afirma Rodrigo Siqueira Rapini, proprietário do posto Raja.
Sobre a parceria com a Livelo, ele acredita ser uma importante estratégia para qualquer negócio. “Um programa de recompensas colabora com o sucesso do empreendimento. A Livelo é uma grande empresa desse segmento, com grande know-how do assunto, e, sem dúvida, a chance de termos êxito é muito grande,” reforça Rapini.
Novo posto ALE em Sete Lagoas
Outra revenda ALE inaugurada nesta semana em Minas Gerais está localizada em Sete Lagoas: posto Nossa Senhora de Lourdes, na rodovia MG 238, KM 28, no Distrito Industrial. Com previsão de comercializar entre 800 mil e 1 milhão de litros de combustíveis por mês, o posto pertence ao grupo Matos, que já possui outros dois postos com bandeira ALE. “Nossa estratégia é ampliar o número de postos bandeirados com o grupo, que possui revendas em outras cidades da região Central de Minas”, explica a gerente comercial da ALE.
“Somos parceiros da ALE há quase três anos e um dos destaques da companhia é a transparência com a qual se relaciona com o revendedor. Para o novo posto, a expectativa é muito boa, principalmente por estarmos localizados em uma área industrial de Sete Lagoas, em pleno crescimento. É um local rodoviário, com destaque para a venda de diesel, mas também atendemos uma parcela significativa com gasolina”, revela o sócio proprietário Thiago Matos, que administra o grupo juntamente com os irmãos Gustavo, Gabriel e Thaís Matos.
O posto possui uma área de 80 mil metros e, segundo Matos, a primeira etapa do empreendimento inclui área de abastecimento e chuveiros para atender aos motoristas profissionais. “Estamos em fase de projeto para a construção de restaurante, loja de acessórios, autoelétrica e oficina mecânica.”
De acordo com o diretor comercial da ALE, Renato Rocha, as perspectivas são positivas para o ano. “Nossos modelos contratuais flexíveis, os diversos benefícios e vantagens de ser ALE e a proximidade no relacionamento são alguns dos fatores que nos impulsionam para a conquista de novos postos em todo o país”, ressalta.
Resultados no país
Depois de registrar receita próxima a R$ 15 bilhões em 2021, a ALE pretende superar essa marca neste ano, a partir da comercialização de 4 bilhões de litros de combustíveis. A meta da companhia é conquistar cerca de 300 novos negócios, entre postos e grandes consumidores (COF), segmento composto por empresas com alta demanda para abastecimento de frotas e equipamentos, locadoras de veículos, transportadoras, agroindústrias, mineradoras, fazendas, entre outras.
Em 2021, a ALE conquistou cerca de 290 novos negócios, entre postos de combustíveis com bandeira e grandes consumidores. Além disso, atendeu quase 5 mil postos “bandeira branca” no segmento spot. No total, foram quase 9 mil clientes atendidos em 2021. “O ano passado, quando celebramos 25 anos de atividades, trouxe resultados positivos em termos de faturamento e comercialização de combustíveis. Vários novos projetos foram implantados e seguimos investindo em novidades para os nossos revendedores e consumidores”, afirma o presidente da ALE, Fulvius Tomelin.
Sobre a ALE
A ALE, fundada em 1996, é a quarta maior distribuidora de combustíveis do país, com uma rede de cerca de 1,4 mil postos e 9 mil clientes ativos em 21 Estados e no Distrito Federal. A empresa gera cerca de 12 mil empregos diretos e indiretos.
Para os revendedores, a companhia disponibiliza diferenciais, como o Clube ALE e Livelo (relacionamento e recompensas), a parceria com a Moove para fornecimento de lubrificantes da marca Mobil, a Academia Corporativa ALE (treinamento e capacitação), o programa Ligados na Qualidade (certificação do combustível), as unidades de Serviço Automotivo ALE Express e as lojas de conveniência Entreposto (EP) e A Esquina.