Belo Horizonte e algumas cidades da região metropolitana vão ter rodízio no abastecimento de água. De acordo com a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), o rodízio ocorrerá por grupos, nas cidades de Belo Horizonte, Betim, Contagem, Ribeirão das Neves e Santa Luzia. A medida teve que ser adotada, emergencialmente, diante do rompimento da adutora na travessia do Rio Paraopeba, no último dia 1º de março.
As manobras vão ocorrer sempre às 22h e serão desfeitas no dia seguinte, também às 22h. Sendo assim, cada área ficará desabastecida por 24 horas. A Copasa informou ainda que o rodízio será mantido até 20 de março, prazo estimado para o término da construção da estrutura temporária da adutora no Sistema Serra Azul, que visa normalizar o abastecimento.
Segundo o diretor presidente da Copasa, Carlos Eduardo Castro, apesar das diversas ações realizadas pela empresa desde o rompimento, o déficit de 15% da produção tem dificultado a chegada da água em partes mais distantes e também nas áreas mais altas da região metropolitana de BH.
Foto: Divulgação Internet
Confira as áreas que ficarão sem água nos próximos dias:
Dias 8, 12, e 16 de março
Bairros São Benedito, Santa Clara e São Cosme, em Santa Luzia; Venda Nova e Landi, em Belo Horizonte; Centro, Santa Helena e Estância do Hibisco, em Contagem; Imbiruçu, São Luiz e Petrolândia, em Betim; e Justinópolis, em Ribeirão das Neves.
Dias 9, 13 e 17 de março
Bairros Cabral e Nacional, em Contagem; Lagoa Santa, Vespasiano e São José da Lapa.
Dias 10, 14 e 18 de março
Bairros Barreiro, Betânia e Buritis, em Belo Horizonte; Riacho das Pedras, Eldorado, Cidade Industrial e Industrial, em Contagem.
Dias 11, 15 e 19 de março
Bairros Alípio de Melo, Caiçara e Ouro Preto, em Belo Horizonte; e Água Branca e Ressaca, em Contagem; Centro, Angola, Ouro Negro, Montreal, Petrópolis e PTB, em Betim.
O informe detalhado está publicado no site www.copasa.com.br e nas redes sociais da Copasa.