Belo Horizonte já é um dos corredores culturais mais movimentado do país e porque não do mundo? A cidade é repleta de Museus, Teatros, Cinemas, Casas de Shows, Bibliotecas e espaços culturais. Mas o que poucos belo-horizontinos sabem é da existência de um amplo Circuito Cultural na cidade. Ficou curioso? Então segue esse guia do Circuito que fizemos para você.
O circuito
O Circuito Liberdade foi inaugurado no ano de 2010 e abriga uma área histórica da capital mineira. Ao todo 15 instituições culturais entre museus, centros de cultura e de formação compõem o espaço. Desde 2015 quem monitora o circuito é o Instituto Estadual do Patrimônio Artístico de Minas Gerais (Iepha/MG) e um dos principais objetivos do projeto é articular o espaço urbano e diversos grupos artísticos e populares. Além de todas as instituições ainda há o planejamento para a implementação da Casa do Patrimônio Cultural de Minas Gerais.
Conheça as instituições que fazem parte do Circuito:
Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa
Palácio da Liberdade
Arquivo Público Mineiro
Museu Mineiro
Centro de Arte Popular Cemig
Cefart Liberdade
BDMG Cultural
Rainha da Sucata
Espaço do Conhecimento UFMG
MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal
Memorial Minas Gerais Vale
Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB)
Horizonte Sebrae – Casa da Economia Criativa
Casa Fiat de Cultura
Academia Mineira de Letras
Gostou? Ficou curioso? Para saber mais detalhes sobre a extensa programação mensal do Circuito basta acessar o site aqui.