Uma das zonas culturais mais pulsantes de Belo Horizonte, a região da Lagoinha é conhecida pela religiosidade, lazer e gastronomia. Manter viva uma história, mais que centenária, é um desafio de ressignificação constante, reavivamento de hábitos, memórias, histórias e significados.
Foi nisso que o Programa Primórdios da Cozinha Mineira focou, por meio de sua participação no projeto Territórios e Redes Criativas, lançado em dezembro de 2019 pela Belotur e pelo Sebrae e executado em 2020. Na Lagoinha, o segmento escolhido como mais representativo da economia criativa foi a gastronomia.
“Durante nossa pesquisa notamos que os moradores e empreendedores da região ainda possuem lembranças ricas da infância, de hábitos culturais que foram passados de geração em geração, de ingredientes e preparações que são símbolo da Lagoinha. Realizar esse processo de resgate, que também se preocupa em trazer soluções para os empreendedores de hoje que atuam na região, é muito importante, pela própria evidência cultural do bairro, mas também pelo momento que estamos vivendo, de retomada”, comenta Vani Pedrosa, especialista educacional e coordenadora do programa Primórdios da Cozinha Mineira.
Assim o projeto buscou reavivar uma mostra da Lagoinha que ressalta a visibilidade e integração da cadeia produtiva alimentar de origem do território fortalecendo, assim, a integração social e a identidade alimentar da região. Fez parte do processo, inclusive, o aprimoramento da mão de obra local por meio de workshops e treinamentos com foco nos processos de gastronomia e de gestão de negócios.
Livro de Receitas
A pesquisa foi realizada em duas etapas: a primeira voltada a fatores socioculturais e a segunda focada diretamente no viés gastronômico, com oficinas diversas realizadas pelos chefs do Senac para a comunidade local.
Parte dos saborosos resultados e preparações desenvolvidas nesses encontros você vai encontrar no Livro de Receitas. São diversas abordagens culinárias típicas do bairro, divididas em Porções de Bares e Restaurantes, Comida de Rua, Doces e Panificações.
Acesse o livro de receitas completo no link https://mg.senac.br/Documents/e-book-livro-de-receitas-primordios.pdf