Pular para o conteúdo

Sesc Palladium recebe Encontro Latino-americano de Teatro no último fim de semana de maio

    Entre os dias 28 de maio e 2 de junho, o Sesc Palladium se tornará a casa do teatro de origem latina. O espaço receberá a 3ª edição do ELA – Encontro Latino-americano de Teatro, com a retomada das atividades presenciais. A programação inclui apresentações cênicas, além de atividades formativas e de reflexão, movimentando a cadeia produtiva do setor e valorizando a produção local e dos outros países da América Latina.

    Além de sediar parte do evento, o Sesc em Minas ainda colabora com a programação, apresentando espetáculos cênicos e oficinas com convidados especiais.

    Programação

    Nos dias 28 (sábado) e 29 de maio (domingo), o Sesc Palladium recebe a Tres Pasos al Frente – Oficina de Dramaturgia com a diretora e atriz boliviana Claudia Eid. Atualmente dirige sua companhia de teatro independente El Masticadero, fundada em 2005.

    A oficina é focada em criar ferramentas de escrita para a criação de um trabalho cênico, com ênfase na pesquisa, que é a grande fonte de criatividade na dramaturgia. O trabalho trará ferramentas de estrutura básica narrativa e construção de cenas e diálogos, para que os participantes terminem a oficina com as primeiras cenas de um texto teatral.

    No dia 31 (terça-feira), Claudia Eid estrela o espetáculo “Príncipe”, do grupo El Masticadero, que será apresentado às 20h. Trata-se de um monólogo inspirado em “Hamlet”, de William Shakespeare, que fala de “novas masculinidades”. O personagem (P) vive o constante conflito de assumir ou não um trono que supostamente lhe é de direito, antes da morte de seu pai. A partir desse combate o personagem desmonta o que significa ser um homem heterossexual e, ao mesmo tempo, perpetuar o comportamento de seu falecido pai: um homem que gozava de muito poder e que normalizou situações violentas e até mesmo atrozes.

    Na quinta-feira, 2 de junho, será a vez da roda de conversa “Circulação e Políticas Públicas para Festivais”, que terá a participação especial da atriz e diretora Virgínia Fdel. Ela é membro fundadora do Sinergia – Festivais Internacionais de Artes Cênicas Online e pertence à Associação de Teatro de Bariloche, da qual é membro da diretoria. Além disso, atua ativamente na Assembleia de Rionegrinxs Teatrerxs, espaço de construção e militância teatral na província de Río Negro, na Argentina.

    Além dela, participam da conversa Marcelo Bones (Secretaria de Cultura de Contagem e o Observatório de Festivais), Leo Costa (Secretaria de Cultura de Nova Lima) e Keu Freire (Sesc em Minas).

    Sobre o evento

    O ELA acontece em Minas Gerais por idealização das artistas Carolina Correa e Tina Dias, em parceria com as companhias mineiras Armatrux, Atrás do Pano e Grupo Dos Dois juntamente com Cris Diniz, todos sediados no município de Nova Lima. Já foram realizadas duas edições do Encontro, em 2016 e 2108, com presença de grupos da Argentina, Uruguai, Chile, Espanha, Marrocos, México e Portugal.

    Desde então o ELA mantém o seu objetivo de reunir distintos artistas cênicos ibero-americanos, no intuito de estimular a criação de uma plataforma de internacionalização das artes cênicas em Minas Gerais e valorizar as manifestações artístico-culturais nacionais.

    Serviço – III Encontro de Teatro Latino-Americano

    Sesc Palladium (Rua Rio de Janeiro, 1046, Centro – Belo Horizonte)

    28 e 29 de maio (sábado e domingo)

    Hora: 14h às 18h

    Oficina de Dramaturgia com Cláudia Eid (Bolívia)

    Aberto ao público

    Gratuito

    Local: Sesc Palladium – Espaço Jardim

    Inscrições: 10/05 a 27/05 pelo link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeIKMrQ2fNbzfNTNzdEeuYe5qCh2M3cAtmlNlMAve4BtXmUaw/viewform

    31 de maio (terça-feira)

    Hora: 20h às 21h

    Espetáculo: “Príncipe”

    Grupo/Artista: El Masticadero/Cláudia Eid

    Local: Sesc Palladium – Teatro de Bolso

    Aberto ao público

    Ingressos R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia)

    2 de junho (quinta-feira)

    Hora: 19h às 22h

    Roda de conversa: Circulação e Políticas Públicas para Festivais

    Participantes: Virgínia Fdel (Humo Teatro, Festival Nevadas Escénicas, Argentina), Claudia Eid (El Masticadero, Bolívia), Ana Freire (Fundação Municipal de Cultura de BH), Marcelo Bones (Sec. de Cultura de Contagem e o Observatório de Festivais, MG), Leo Costa (Sec. de Cultura de Nova Lima, MG) e Keu Freire (Sesc em Minas, MG).

    Mediação: Cris Diniz

    Local: Sesc Palladium – Espaço Jardim

    Aberto ao público em geral

    Gratuito

    Gerador de tráfego de site gratuito