A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, e o Instituto Lumiar informam que estão abertas as inscrições de mesas de artistas e estandes para a 11ª edição do Festival Internacional de Quadrinhos de Belo Horizonte- FIQ BH, que acontece de 3 a 7 de agosto, no Minascentro. Referência obrigatória para os quadrinistas, o evento é considerado o principal do gênero na América Latina. O festival é um espaço de encontro de profissionais e da troca de experiências artísticas e pedagógicas relacionadas à linguagem da arte sequencial. Além das diversas atividades oferecidas, artistas acadêmicos convidados estimulam a capacitação de profissionais e incentivam a formação de jovens quadrinistas. A edição presencial mais recente do FIQ BH, realizada em 2018, recebeu mais de 80 mil pessoas.
Inscrições
Podem se inscrever para o FIQ expositores e expositoras maiores de 18 (dezoito) anos, salvo aqueles emancipados na forma da Lei. Para a categoria Mesas de Artistas, poderão se habilitar pessoas físicas, residentes ou domiciliadas no Brasil e que desenvolvam trabalhos relacionados ao universo dos quadrinhos, tendo publicações próprias ou que trabalhem desenvolvendo histórias em quadrinhos, desenhos ou roteiros para editoras.
Nas categorias de estande padrão poderão se habilitar pessoas físicas, desde que o estande seja destinado a um grupo de quadrinistas. No caso de estandes especiais, só poderão se habilitar pessoas jurídicas (editoras, livrarias, escolas, lojas, distribuidoras de material de arte) e deverá ser priorizada a comercialização de quadrinhos, em seus diversos formatos. A venda de outros produtos só será permitida desde que estes sejam derivados dos quadrinhos vendidos no estande e não se sobreponham a estes.
Para seleção serão levados em conta os critérios de qualidade técnica e artística; propostas relacionadas, preferencialmente, à área de Histórias em Quadrinhos; avaliação dos produtos e serviços que serão ofertados ao público; viabilidade operacional e adequação aos espaços; estímulo à diversidade cultural: proposta que contemple os diversos grupos da sociedade, e a diversidade regional.
As inscrições, que ficam abertas até o dia 22 de junho, devem ser realizadas exclusivamente pelo site https://prefeitura.pbh.gov.br/fundacao-municipal-de-cultura/festivais/fiq, a partir dos formulários
RESERVA DE MESAS DE ARTISTAS
RESERVA DE ESTANDES
RESERVA DE ESTANDES ESPECIAIS
Sobre o FIQ BH
Em 1997, quando Belo Horizonte comemorou seu primeiro centenário, a capital foi sede de diversos eventos e homenagens. Um deles, em especial, chamou a atenção de todos, com convidados nacionais e internacionais de renome, transformando BH, pela primeira vez, no maior ponto de encontro latino-americano de HQs. Era a 1ª Bienal de Quadrinhos, realizada nos espaços nobres e históricos da Serraria Souza Pinto.
A partir de 1999, rebatizado como Festival Internacional de Quadrinhos – FIQ, o evento configurou-se como referência obrigatória para os quadrinistas e hoje pode ser considerado o principal do gênero na América Latina.
O FIQ BH é um espaço propício para o encontro de profissionais e a troca de experiências artísticas e pedagógicas relacionadas à linguagem da arte sequencial. Além das diversas atividades oferecidas, artistas acadêmicos convidados estimulam a capacitação de profissionais e incentivam formação de jovens quadrinistas. A edição presencial mais recente do FIQ BH, realizada em 2018, recebeu mais de 80 mil pessoas.
FIQ BH NAS REDES
Twitter do Festival Internacional de Quadrinhos de Belo Horizonte – FIQ BH: @fiq_bh \Instagram do Festival Internacional de Quadrinhos de Belo Horizonte – FIQ BH:
instagram.com/fiqbh/
Facebook do Festival Internacional de Quadrinhos de Belo Horizonte – FIQ BH:
facebook.com/FIQBH
SERVIÇO:
11ª edição do Festival Internacional de Quadrinhos de Belo Horizonte – FIQ BH
Data: 3 a 7 de agosto
Local: Minascentro – Rua Guajajaras, 1022
Horário: 4ª a 6ª feira, das 9h às 21h;
Sábado e domingo, das 10h às 21h.
Classificação: livre
Para mais informações, acesse:
https://prefeitura.pbh.gov.br/fundacao-municipal-de-cultura/festivais/fiq