O próximo fim de semana promete grandes encontros entre artistas e público na 10ª edição do Festival Ponta a Pé Cultural, evento que acontece até o dia 11 de agosto, com 36 atividades multiculturais distribuídas em 14 bairros da regional Venda Nova. A programação segue intensamente entre sexta-feira e domingo, com opções de espetáculos circenses e teatrais, além de rua de lazer e cortejo cultural para envolver toda a família.
No dia 8 de julho, sexta-feira, às 19h, a Cia. Candongas, de reconhecida trajetória na cena belo-horizontina, apresenta o espetáculo “Sísifos”, que faz um mergulho na linguagem do teatro do absurdo ao buscar uma intersecção entre clássicos como “O Mito de Sísifo”, de Albert Camus, “O Mito da Caverna”, de Platão e “1984”, de George Orwell.
Na montagem, que se passa em um reino absurdo, Tralha e Troco refletem sobre a utilidade de suas existências enquanto trabalham carregando pedras. O espetáculo será apresentado na Comunidade Kolping Minas Caixa (rua Padre Adolfo Kolping, 170, bairro Minas Caixa) e será seguido de uma roda de conversa com os artistas.
No sábado, dia 9 de julho, as atividades acontecem no bairro Serra Verde. Às 14h30, acontece o cortejo cultural, saindo da avenida Finlândia, e atrai o público para desembarcar na rua de lazer “Brincar e Saber”, que oferece, a partir das 15h30, atrações diversas para a criançada na Praça do Encontro (rua Benigno Fagundes da Silva). Às 16h30, no mesmo local, será a vez da Orquestra Escola Criarte, regida pelo maestro José Alarico, mostrar seu trabalho.
E, encerrando a programação do dia, o grupo mineiro Circo do Sufoco estreia, às 17h, o espetáculo “Corações Trapezistas”, dirigido por Chico Pelúcio. Com trilha sonora ao vivo, criada pelo músico e palhaço Evandro Heringer, da Cia Circunstância, o trabalho é uma montagem de circo-teatro de rua, que lança mão da linguagem da palhaçaria e da estrutura de números circenses para contar a saga pela sobrevivência enfrentada pelo circo tradicional brasileiro.
“Convidamos o Chico Pelúcio por se tratar de um espetáculo de rua circense e ao mesmo tempo teatral. E foi incrível trabalhar com uma pessoa com tanta experiência, organização e envolvimento. A maneira como ele nos dirigiu possibilitou a nossa participação de forma ativa na criação”, diz Rafael Mourão, artista circense e fundador do grupo.
No domingo, dia 10 de julho, às 20h, o artista Júlio Adrião leva ao público de Venda Nova um dos trabalhos mais premiados da última década no cenário nacional, o espetáculo “A Descoberta das Américas”. O espetáculo propõe uma renovação na linguagem teatral, apostando na simplicidade e lançando mão apenas de recursos indispensáveis, o que estabelece uma comunicação direta e próxima do público que se fascina com a capacidade técnica e carisma do ator Júlio Adrião.
A 10ª edição do festival é um projeto realizado pela Cóccix Companhia Teatral com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte.
Sobre o festival
Idealizado pela Cóccix Cia. Teatral no ano de 2008, o festival Ponta a Pé Cultural é um projeto caracterizado como instrumento de descentralização cultural e de fortalecimento das bases de produção dos artistas e grupos atuantes em territórios periféricos da cidade de Belo Horizonte.
PROGRAMAÇÃO – 8 A 10 DE JULHO
8/7 (Sexta-feira)
19h – Espetáculo Sísifos | Companhia Candongas + Roda de Conversa
Local: Comunidade Kolping Minas Caixa (rua Padre Adolfo Kolping, 170, bairro Minas Caixa)
9/7 (Sábado)
14h30 – Cortejo cultural com artistas convidados
Local: saída da avenida Finlândia, próximo ao número 170, Serra Verde.
15h30 – Rua de Lazer – Brincar e Saber
Local: Praça do Encontro (rua Benigno Fagundes da Silva)
16h30: Apresentação: Orquestra Escola Criarte | Maestro José Alarico
Local: Praça do Encontro (rua Benigno Fagundes da Silva)
17h – Espetáculo: Corações Trapezistas | Circo do Sufoco
Local: Praça do Encontro (rua Benigno Fagundes da Silva)
10/7 (Domingo)
20h – Espetáculo: A Descoberta das Américas | Júlio Adrião Produções Artísticas (RJ) + Roda de Conversa
Local: Comunidade Kolping Minas Caixa (rua Padre Adolfo Kolping, 170, bairro Minas Caixa)
Fotos no link: https://drive.google.com/drive/folders/1xewUkSN6Iq1zs_NM0j-Qr9-0UrNzhlty?usp=sharing