A cantora e compositora Artane Inarde leva ao palco do Cine Theatro Brasil Vallourec as canções de seu primeiro trabalho autoral, o EP “Tatuagem”, lançamento independente bem recebido pela imprensa especializada e que já ultrapassou a marca dos 150 mil streams. O repertório contém ainda outras composições próprias e releituras de canções da MPB e do pop francês e inglês. O show acontece no dia 19 de agosto, às 20 horas, no Cine Theatro Brasil Vallourec (Av. Amazonas, 315 – Centro, Belo Horizonte).
Nesta apresentação ao vivo de “Tatuagem”, a cantora vai mostrar as cinco faixas do EP (“Tatuagem”, “Rosa do Agora”, “Escada” e “Pequeno Plágio Sentimental”, compostas com Ale Hilário, e “Coração Ligeiro”, com Anderson Lobo), seu novo single Promessa e duas composições inéditas, “Guarda-Chuva” (parcerias de Artane com Ricardo Ulpiano) e “Real” de Gilson Siqueira. O set list será complementado com reinterpretações de “Salão de Beleza” (Zeca Baleiro), “O Mar/Suíte do Pescador” (Dorival Caymmi), “Let it Be” (The Beatles), e “Si Jamais J’oublie”, da francesa Zaz), canções que marcaram o início da carreira de Artane como cantora, além de “Ícaro”, do mineiro Péricles Garcia.
No palco Artane estará acompanhada pelos músicos Edu Santos (violão), Caio Valente (baixo), Mike Faria (bateria e backing vocal), Daniel Guedes (percussão), Daniel Tamietti (cello), Charles Júnior (teclado) e Egler Bruno (guitarra), que assina também a direção musical desta apresentação. Péricles Garcia abrirá o show, que contará também com sua participação e também dos cantautores mineiros Anderson Lobo e Worlen Kaiser.
A cantora prepara também a leitura de alguns de seus poemas, pois foi através da poesia que tudo começou. Antes de tornar-se cantora e compositora, Artane Inarde já atuava na literatura, escrevendo poemas e contos.
Música, poesia e literatura
Artane nasceu em Natal, capital do Rio Grande do Norte, e mora em Belo Horizonte há mais de uma década. Sua produção literomusical transita entre os ritmos nordestinos, a MPB, o samba e a música mineira, por vezes mesclando um gênero ao outro. Além de sua trajetória pessoal, sempre ligada à música, Artane tem com esse universo uma forte conexão familiar. Sua tia avós era compositora e um tio, Gilson Siqueira, tem na escrita musical uma ocupação: é de sua autoria a canção “Real”, que a cantora vai lançar brevemente como single e está no repertório do show no Cine Theatro Brasil Vallourec.
Além de cantora e compositora, Artane Inarde é também poeta e contista, ofícios que exerce desde a adolescência. É coautora de Conto Entre Versos – Do amor à Solidão. Helvetia, 2020 e tem diversos poemas publicados em livros e antologias nacionais e estrangeiros, entre os quais, “Rima do Gueto e “Estrelas” (O Livro das Marias II/Ixtlan 2020), “Como se seu fosse” e “Em vão” (Escrituras Negras II – As Marca/Ixtlan 2021), “Amar é Existir” e “Calar a Canção” (Elas e As Letras – Insubmissão Ancestral/In-Finita, Portugal, 2021) e os contos “Chega Logo”, publicado em “Histórias de Quarentena” (Helvetia 2021), e “Talvez Poesia”, publicado na coletânea “Mulheres das Letras – Ed. Esp. Salão do Livro de Genebra” (Editora Litere-se, 2021).
Artane Inarde apresenta ao vivo as canções de “Tatuagem”
Dia 19 de agosto de 2022, às 20 horas
Cine Theatro Brasil Vallourec (Av. Amazonas, 315 – Centro, Belo Horizonte).
Ingressos: www.eventim.com.br/artist/artane-tatuagem/