Sempre que alguém pretende viajar para fora do país uma dúvida surge, naquele lugar qual idioma é falado? Essa dúvida se torna mais acentuada ainda quando se trata de algum lugar como a Espanha em que muitos não sabem ao certo se devem estudar espanhol ou catalão para chegar lá e já saber pelo menos um pouco da língua nativa para ter mais facilidade de andar pela cidade e de conhecer os principais pontos turísticos de lá.
O ideal é que estude espanhol ao ir para Barcelona, pois essa é a língua mais falada na região, mas você não deve destacar o catalão da sua lista de estudos. Locais como a escola de espanhol em Barcelona podem te ajudar a aprender o espanhol já estando lá, mas se ainda tiver curiosidade quanto ao catalão aprender previamente sobre ele também pode te ajudar em algo já que ambas carregam uma origem parecida e uma fonética e gramática bem próxima.
Por mais que possa parecer confuso é bem comum confundir espanhol com catalão caso não fale nenhuma das duas línguas. Assim como o português esses dois idiomas partilham da mesma origem são línguas que derivam do latim, dessa forma assim como o português tem termos iguais e parecidos com o espanhol o catalão faz o mesmo. Uma forma de evitar confundir as duas línguas é realizando cursos de espanhol em Barcelona para que entenda um pouco melhor a diferença entre as duas línguas.
Mesmo que pareça estranho confundir duas línguas isso é mais comum do que você pensa. Muitas pessoas nativas em inglês ao virem ao Brasil estudam espanhol acreditando que a língua nativa do local é essa e isso acontece justamente pelos dois idiomas possuírem uma fonética e gramática extremamente parecida. E pensando em palavras como comida, vida e semana que são literalmente iguais em ambas as línguas fazer uma confusão como essa é mais fácil do que parece.
Diferenças e semelhanças entre espanhol e catalão
Como foi dito anteriormente o espanhol e o catalão possuem a mesma origem derivada do latim o que influência bastante na similaridade entre os idiomas. A fonética, ou seja, o som entre as palavras, muitas vezes é idêntico em ambos os idiomas o que torna confuso até mesmo para falantes de alguma das línguas entender se o que está sendo dito é catalão ou espanhol, o mesmo acontece para brasileiros quando escutam o português dito em Portugal que por mais que as duas línguas possuam a mesma origem elas são ditas e escritas de maneiras completamente diferentes.
A confusão entre estudar catalão e espanhol vai muito além de apenas línguas parecidas. Em Barcelona o Catalão foi por muito tempo à língua mais falada da região, isso acontece pelo fato de que durante o século IX o idioma foi introduzido na Espanha, e durante o século XV essa língua foi muito utilizada pela nobreza da região, mas que com o passar do tempo foi substituída aos poucos pelo espanhol e hoje em dia a língua mais falada do país é justamente o Espanhol.
Por essa herança histórica muitos termos e palavras do catalão fazem parte da rotina de muitas pessoas em Barcelona. Como foi dito no inicio do texto estudar catalão para ir para Barcelona pode te ajudar em algo já que por lá ainda existem muitos termos, nomes e objetos que utilizam desse idioma, mas o correto mesmo é aprender espanhol já que essa é a língua mais falada na região.
Existem muitas diferenças entre o catalão e o espanhol, afinal de contas, são línguas distintas da mesma origem, assim como existem diferenças entre português e espanhol. A gramática e até mesmo as palavras de ambos os idiomas são diferentes, isso faz com que quem nunca estudou algum dos dois idiomas confunda as línguas, mas com um pouco de estudo fica mais simples entender as diferenças nos idiomas.
O que é mais difícil aprender Catalão ou Espanhol?
Certamente é muito mais difícil aprender Catalão do que espanhol, por um simples motivo existem menos escolas e menos locais que falam a língua. Para quem procura aprender espanhol existem escolas como a Expanish que são especializadas em ensinar espanhol para brasileiros em um território estrangeiro, ou seja, em um país em que a língua mais falada seja ele.
O catalão é uma língua pouco falada no mundo, enquanto o espanhol possui mais de 20 países ao redor do mundo que adotam o idioma como língua materna. Aprender espanhol é mais útil e mais fácil, por dois motivos o primeiro é que falar uma língua que mais pessoas entendam faz com que você consiga utilizar dela em mais situações e locais diferentes e a segunda é que ter o contato com a língua se torna bem mais simples.
Hoje em dia quem tem o espanhol como segunda língua consegue mais oportunidades de emprego tanto no Brasil quanto fora. Por ser um dos idiomas mais falados do mundo saber falar essa língua te dá oportunidades de conversar com pessoas do mundo inteiro enquanto você aprende um pouco mais sobre uma realidade completamente diferente, pois quem estuda um idioma aprende muito mais do que uma gramática nova também entende melhor uma cultura e até mesmo a origem de muitos termos utilizados no português.
Quem vai a Barcelona deve estudar espanhol, pois a língua será mais útil durante a viagem, mas é sempre importante saber que muitas coisas por lá serão ditas em catalão. Ter o conhecimento sobre as duas línguas pode te ajudar bastante, porém se for considerar qual é mais importante certamente estudar espanhol vai te ajudar mais.