Para quem não sabe, ou nunca ouviu falar a dança do ventre foi originada lá no Oriente Médio e em regiões da Ásia Meridional por volta dos anos 6000 antes de cristo. Seus movimentos são aliados a sinuosidade da serpente e tinham como principal objetivo preparar a mulher através de ritos religiosos dedicados a deusas para se tornarem mães.
No Brasil a história da Dança do Ventre ainda é recente. Foi somente quando uma grande população mulçumana entrou no Brasil que houve registros da arte. Os primeiros imigrantes árabes vieram da Síria e do Líbano por volta de 1880, e se concentraram principalmente no estado de São Paulo, mais especificamente na capital.
E, para quem tem interesse em conhecer ou saber um pouco mais dessa Dança, que é composta por uma série de movimentos vibrantes, impactantes, ondulações e rotações que envolvem todo o corpo, basta comparecer a Oficina de iniciação à teoria da dança do ventre e prática com os principais passos do movimento. A mesma é ministrada por Ana Paula Paixão. As aulas são gratuitas e acontecem às segundas, às 19h.
O local é na rua Padre Júlio de Maria, 15 no bairro Alto Vera Cruz. Para outras informações basta ligar no número (31) 3277-5612 ou pelo e-mail [email protected]. Para quem pega transporte públicos as linhas de ônibus são: 901, 9407, 9101.