Pular para o conteúdo

Acessa BH apresenta espetáculo O Pequeno Príncipe encenado em libras e em português simultaneamente

    A semana do Festival Acessa BH inicia-se repleta de atrações que vão do público infantil ao adulto, mesclando entre clássicos e a arte contemporânea. Artistas do Ceará, São Paulo e Paraná se apresentam virtualmente por meio da plataforma You Tube, na página do Acessa BH. N’otro Corpo, O Pequeno Príncipe e Frida serão transmitidos nos dias 11, 12 e 13 de outubro.

    A segunda edição do Festival vem promovendo mais de 50 atrações literárias, teatrais e musicais, pautando artistas dos quatro cantos do país, com o intuito de trazer a representatividade da pessoa com deficiência em questão na mídia, e na sociedade como um todo. As apresentações começaram em setembro e perdurarão até 31 de outubro, mesclando entre o virtual e o presencial. O Acessa BH também conta com seminário que realiza debates, rodas de conversa e contação de histórias, proporcionando ao público vivências, e experiências, afim de destacar a pessoa com deficiência.

    Abrindo a programação da semana, o espetáculo N’otro Corpo, será transmitido na próxima terça-feira, 11 de outubro, às 20h. A apresentação é do artista João Paulo Lima, que também é educador e escritor. O performista cearense já dirigiu espetáculos como Kahlos, De Las Entrañas, e Corpo Intruso. Além de ser técnico em dança contemporânea, é mestre em literatura comparada. Segundo João Paulo, N’otro Corpo é um ensaio sobre possibilidades, “O que nos constitui sujeitos de nós mesmos e de nossos movimentos? Essa dança afirma reagir, resistir e empoderar.”

    Na quarta-feira, 12 de outubro às 16h, é a vez do clássico da literatura mundial “O Pequeno Príncipe”. Para celebrar o dia das crianças, o grupo do Paraná, Companhia Fluctissonante, traz a montagem com uma nova roupagem, a trama é encenada em português e em libras simultaneamente. As aventuras do principezinho prometem proporcionar a união dos públicos surdos e ouvintes em uma só plateia, conduzindo a uma apresentação única e emocionante.

    Como uma pessoa com deficiência pode se estabelecer na arte? Esta é a principal inquisição da peça Frida, que está marcada na programação do Festival Acessa BH para o dia 13 de outubro, quinta-feira, às 20h. A artista paulista Vanessa Cornélio, é cadeirante e empresta sua pele para Frida Kahlo, a famosa artista mexicana, em um texto criado a partir de cartas, seu diário e citações em reportagens da época que ela viveu. As falas perpassam o cotidiano das pessoas com deficiência, entrelaçando a vida de Vanessa e Frida.

    O Festival Acessa BH segue até 31 de outubro e toda sua programação pode ser conferida pelo site : https://acessabh.com.br

    Serviço:

    11/10, terça feira às 20h – N’Otro Corpo – João Paulo Lima (CE)

    12/10, quarta feira, às 16h – O Pequeno Príncipe – Cia Fluctissonante (PR)

    13/10, quinta feira às 20h – Frida – Vanessa Cornélio (SP)

    Programação online: gratuita no Youtube www.youtube.com/AcessaBH

    ▪          Espetáculos online: Audiodescrição, Libras e Legendas

    Gerador de tráfego de site gratuito