Pular para o conteúdo

Belo Horizonte recebe a 2ª edição de um dos maiores eventos de mobilidade elétrica e de energias renováveis do Brasil com soluções para alto nível de emissão de CO2

    A emissão descontrolada de gases de efeito estufa vem causando o aquecimento global no planeta, sendo o setor de transporte responsável por um quarto das emissões globais desses gases. Entre os modais que mais contribuem com as emissões de dióxido de carbono estão os carros leves que lideram com 45% do volume emitido e, em seguida, aparecem os caminhões, responsáveis por 21%, segundo o relatório Situação do Transporte e Mudança Climática Global. Nesse cenário, é fundamental discutir o problema e apresentar alternativas que substituem com eficiência os veículos atuais poluentes por modelos movidos a energia limpa, além de iniciativas de mobilidade urbana nas grandes cidades. Esse é o foco da segunda edição do evento “Ampère: Ecossistema de Mobilidade Elétrica do Brasil”, um dos maiores eventos sobre mobilidade elétrica do país e energias renováveis que contará com o Congresso Internacional Ampère(AIC) que acontece no Mineirão, em Belo Horizonte, entre os dias 22 e 26 de novembro e deve reunir mais de 15 mil pessoas.

     

    O Ampère, além de promover uma imersão no Congresso Internacional Ampère (AIC), contará com 17 palestras em sua programação, test drive de veículos elétricos e seminários – alguns com transmissão online, exposição de produtos. Entre as novidades desse ano está a inauguração de uma rota turística e sustentável com saída do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, utilizando a Estrada Real – Rota dos Diamantes até chegar ao município de Conceição do Mato Dentro. Eletro carregadores serão instalados em vários pontos durante o passeio. O evento também marca o lançamento do Prêmio Ampère/BCC, uma premiação nacional de práticas sustentáveis em mobilidade elétrica. Haverá ainda test-drive de equipamentos elétricos (patinetes, scooters e triciclos) na Pista de Micromobilidade Elétrica. De acordo com o diretor executivo do evento, Leonardo Veloso Brandão, o objetivo do Ampère é fomentar soluções para melhorar a mobilidade urbana, a partir de tecnologias baseadas na indústria de carbono neutro, e discutir as práticas necessárias para a transição do modelo atual para alternativas de transporte que promovam a descarbonização e reduzam a emissão de CO2. “O Ampère é um evento pensado para o fomento e a pavimentação deste cenário, um evento que possibilita oportunidades comerciais e de negócio, movimentando a economia local em torno de um tema que cresce mais a cada dia. Além disto, o Brasil, em especial Minas Gerais, tem como atender a nova revolução da produção da cadeia automotiva que está por vir, provendo desde os recursos minerais ao produto acabado. O poder público e inciativa privada precisam atuar para criar valor agregado aos recursos naturais e nacionalizar a produção de componentes estratégicos desta nova cadeia automotiva”, registra.

    Desafios e soluções da mobilidade elétrica serão discutidos na abertura

    Na abertura, no dia 22 de novembro, às 19 horas, terá o painel “Haverá somente híbridos a etanol no Brasil ou teremos chance para os puros elétricos?”, com a participação, até agora, de Pedro Bentancourt, Diretor de Relações Governamentais (GWM do Brasil) e Janayna Bhering, Executiva de Desenvolvimento de Negócios e Parcerias da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep). Já o segundo painel, às 20h10, apresentado por Flávia Consoni, professora livre-docente no Departamento de Política Científica e Tecnológica (IG) Unicamp e Janayna Bhering, discutirá “Como a mobilidade elétrica pode ser um vetor para fortalecer a indústria nacional”. No dia 23, Serão realizadas importantes palestras de temas de grande relevância para o setor, como a implementação de ônibus elétrico na cidade, às 17h20, ministrada por Edgar Barassa, Sócio e Fundador da OSTMAH e Barassa and Cruz Consulting (BCC), e Marcus Regis, Coordenador Executivo da PNME (Plataforma Nacional de Mobilidade Elétrica).

    Entre os dias 24 a 25 de novembro, a produção de minerais na região para a cadeia de baterias para carros elétricos será um dos temas de destaque. No último dia de debates o uso do hidrogênio no transporte público promete atrair a atenção do público. Leonardo Brandão ressalta que o evento será uma grande oportunidade para diferentes públicos, desde estudantes a empresários e jovens formadores de opinião, adquirirem conhecimento, realizarem networking e novos negócios focados nas melhores práticas de ESG (sigla em inglês que significa ações ambientais, sociais e de governança).

    Teste-drive em veículos elétricos tornará a experiência do público ainda mais completa

    Haverá test-drive com carros, patinetes e motos elétricos voltado para adultos e adolescentes e a exposição de empresas que irão apresentar novidades em primeira mão para os participantes do evento.

     

    Inauguração da Rota na Estrada Real com eletro carregadores instalados no trajeto

     

    No dia 26 de novembro, o Ampère, em parceria com o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte (BH Airport), irá realizar a inauguração da primeira rota na Estrada Real com eletro carregadores durante um passeio turístico com 10 carros elétricos e convidados especiais, que irá do aeroporto até Conceição do Mato Dentro. “A Estrada Real é uma referência de turismo em Minas e vamos transformá-la numa rota turística com energia limpa que será reconhecida mundialmente. “É bom lembrar também que, no passado, nessa região foram extraídos minerais importantes que impulsionaram a Revolução Industrial Inglesa no século XVIII. Com isso, queríamos fazer alusão aos minerais da Mobilidade Sustentável e de energia limpa do futuro, como o lítio, nióbio, níquel, grafita e terras raras”, destaca Leonardo. Na rota, serão disponibilizados 6 pontos com eletro carregadores instalados entre o aeroporto internacional e Conceição do Mato Dentro para abastecimento dos veículos participantes. Também faz parte da iniciativa a instalação de ambientes instagramáveis no aeroporto, com paisagens turísticas de Minas para atrair a atenção de milhares de pessoas que passam por lá diariamente.

    Premiação nacional para práticas de pessoas e empresas com mobilidade elétrica

     

    Este ano, o evento traz como novidade o lançamento do Prêmio Ampère/BCC, com o objetivo de estimular a criação e implementação de boas soluções para o segmento de transportes. O prêmio contempla duas categorias: Personalidade, cujo tema será voltado para trabalhos de impacto para a descarbonização dos transportes com a mobilidade elétrica; e Empresa, em que as organizações deverão evidenciar ações e práticas concretas, alinhadas com a agenda ESG, relacionadas ao meio ambiente, como frota baseada em veículos elétricos; à responsabilidade social, beneficiando diretamente as comunidades; e às políticas de administração, com metas para fornecimento e serviços relacionados à mobilidade elétrica.

    Os interessados devem se inscrever até o dia 13 de novembro pelo site do evento (https://eventoampere.com.br/premio/).  Os participantes serão avaliados por uma banca de especialistas em mobilidade elétrica e o vencedor será anunciado no dia 25 de novembro no evento.

    O evento é uma iniciativa da Sama Produções e Eventos, Evbras Mobility e conta com o patrocínio, dentre outros, da Prefeitura de Belo Horizonte, Belotur, Aeroporto Internacional de Belo Horizonte e apoio Institucional da Fundep. PNME, Rádio e TV 98, Band Minas e a curadoria do congresso realizada pela Barassa & Cruz Consulting.

    Programação:

     

    DIA 22

    19h –  Painel de Abertura

    Haverá somente híbridos à etanol no Brasil ou teremos chance para os puros elétricos?

    Pedro Bentancourt Diretor de Relações Governamentais (GWM do Brasil) e Janayna Bhering: Executiva de Desenvolvimento de Negócios e Parcerias da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep)

     

    20h10 – Como a mobilidade elétrica pode ser um vetor para fortalecer a indústria nacional?

    Flávia Consoni: Profa. livre-docente no Departamento de Política Científica e Tecnológica (IG) Unicamp
    Janayna Bhering: Executiva de Desenvolvimento de Negócios e Parcerias da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep)

     

    DIA 23 a 25 de novembro:

    Dentre a programação, os seguintes temas estarão em debate:

     

    ü  Como é a jornada dos early adopters? Quais desafios e o valor gerado?

    ü  Como a micrombilidade pode ser um turn point na forma de se deslocar nas cidades?

    ü  Como destravar a implementação dos ônibus elétricos nas cidades?

    ü  Somente o ESG será capaz de eletrificar o transporte de bens?

    ü  Cadeia de baterias de Li: Quando atingiremos 1 Giga no Brasil?

    ü  Quais são os entraves para a cobrança da recarga no Brasil?

    ü  Como se dará a disponibilidade de energia com o aumento da frota?

    ü  Cadeia de baterias para veículos elétricos: Seremos um HUB de agregação de valor na produção de minerais na região?

    ü  Conseguiremos ter produção local?

    ü  Como cumprir a agenda 2030 com eficiência via implementação de tecnologias verdes?

    ü  e-consórcio: como este modelo pode adensar a cadeia?

    ü  Retrofit: é uma solução racional para acelerar a eletrificação?

    ü  V2G-H na prática: o que deve ser feito para implementar?

    ü  O Hidrogênio terá espaço no transporte público?

    ü  Qual será a trajetória do Brasil perante a existência do biocombustíveis?

     

    Acompanhe a programação completa e horários no link: https://eventoampere.com.br/wp-content/uploads/2022/10/cronograma_ampere.pdf

    Para participar basta fazer a inscrição pelo site www.eventoampere.com.br  para o evento que será presencial.

     

     

    SERVIÇO:

     

    2ª Edição do maior evento sobre o Ecossistema de Mobilidade Elétrica do Brasil!

    Ampère: Ecossistema de Mobilidade Elétrica do Brasil

    22 a 26 de novembro de 2022, no Mineirão

    Inscrições para primeiro lote de ingressos: www.eventoampere.com.br

    Gerador de tráfego de site gratuito