O programa Bolsa Verde é um benefício social para famílias de baixa renda residentes em áreas de preservação ambiental. A ajuda financeira é uma iniciativa do governo federal dentro do programa Brasileiro Sem Miséria. Esse programa social foi criado em 2011, com o objetivo de atender com mais qualidade a população brasileira, além de proteger o meio ambiente. Além disso, vale ressaltar que o valor do auxílio por família é de R$ 300.

Quem pode se cadastrar?

É fundamental saber quem pode participar do programa, pois, assim como outros benefícios do Governo Federal, existem algumas regras que precisam ser cumpridas. Então, para garantir a sua inscrição no benefício social, é necessário que você cumpra os seguintes critérios.

  • Famílias que moram em áreas de conservação ambiental;
  • Famílias que fazem uso constante dos recurso naturais (pesca, manejo sustentável, entre outros);
  • Famílias que desenvolvem atividades de conservação nas seguintes áreas: florestas nacionais, reservas extrativistas e reservas federais de desenvolvimento sustentável, territórios ocupados por ribeirinhos, extrativistas, populações indígenas, quilombolas e outras áreas rurais;
  • Estar inscrito no CadÚnico;

Para se inscrever no CadÚnico, basta comparecer ao CRAS, Centro de Referência em Assistência Social, mais próximo da sua residência e levar alguns documentos básicos para realizar o cadastro.

  • RG ou qualquer documento com foto;
  • CPF;
  • Título de Eleitor.

Caso você queira cadastrar os outros membros da família, é necessário levar os documentos de cada um e o responsável familiar precisa ser maior de 16 anos. Os documentos necessários dos cadastros são:

  • Certidão de nascimento;
  • Certidão de casamento;
  • Comprovante de  CPF;
  • Carteira de identidade (RG);
  • Carteira de trabalho;
  • Título de Eleitor.

O Cadastro Único ajuda na identificação das famílias brasileiras de baixa renda. Por meio deste projeto, o governo consegue entender a realidade de cada grupo familiar.

Para que serve o programa Bolsa Verde?

O benefício visa erradicar a pobreza e proteger o espaço ambiental do território nacional, visando trazer mais dignidade às famílias de baixa renda. Isso ocorre porque os beneficiários recebem assistência financeira em seus esforços de conservação nessas áreas. Dessa forma, o Bolsa Verde ajuda a proteger o meio ambiente e oferece assistência financeira a famílias de baixa renda. Mas afinal, quais são essas áreas incluídas no programa social?

  • Florestas Nacionais;
  • Reservas extrativistas e reservas federais de desenvolvimento sustentável;
  • Territórios ocupados por ribeirinhos;
  • Áreas rurais ocupadas por extrativistas, populações indígenas e quilombolas.

Como se inscrever no Bolsa Verde?

Agora que você já sabe como funciona e quais são os requisitos para participar dos benefícios sociais, o próximo passo é saber como se inscrever. Nesta fase, deve-se estar atento a todo o processo. Para receber os benefícios do governo federal, você deve estar cadastrado no CadÚnico. Após, é necessário comparecer a uma das unidades do CRAS para preenchimento do questionário.

Em seguida, seus dados e os dados de sua família serão avaliados pelo governo. É importante trazer seu comprovante de residência para comprovar o endereço residencial. Dessa forma, você pode verificar se a área onde você mora é considerada área de proteção ambiental.

Como sacar?

O programa Bolsa Verde fornece auxílio financeiro trimestral de R$ 300 às famílias beneficiárias. Como o programa é uma iniciativa do governo federal, você pode sacar seus benefícios por meio da Caixa Econômica. Para facilitar o levantamento de dinheiro, pode fazê-lo com o seu Cartão de Cidadão. Caso contrário, você pode sacar o valor em qualquer agência da Caixa, mediante apresentação de documento de identificação.

O Bolsa Verde pode ser cancelado?

Sim. O governo faz a manutenção do benefício e avalia se as famílias beneficiárias ainda se encaixam nos critérios de participação. Por isso, é fundamental manter os dados atualizados no CadÚnico. O Bolsa Verde faz parte do Plano Brasil sem Miséria, que busca garantir mais qualidade de vida às famílias de baixa renda.

By Nimai Dasa

Nimai Dasa profissional formado em Comunicação Social e atua como jornalista a mais de 15 anos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *