O funcionamento de serviços públicos e do comércio será alterado em Belo Horizonte, nesta segunda-feira (28), para o segundo jogo do Brasil na Copa do Mundo do Catar. A Seleção Brasileira vai enfrentar a Suíça, às 13h, no horário de Brasília.
Veja como será:
Saúde
- Unidades Básicas de Saúde (UBS), Centro de Controle de Zoonoses, Laboratório de Zoonoses; Centro de Esterilização de Cães e Gatos, Centros de Convivência, Sedes das Diretorias Regionais, Farmácia Regional, Centro de Atenção ao Viajante e Academias da Cidade: sem expediente a partir das 12h;
- Hospital Odilon Behrens, Unidades de Pronto Atendimento (UPA), Samu, Centros de Referência em Saúde Mental e Serviço de Urgência Psiquiátrica: expediente normal.
Educação
- As escolas municipais de Belo Horizonte devem manter as atividades letivas, sem a dispensa dos alunos, mas podem se organizar para que os estudantes assistam à partida “como uma atividade escolar presencial e referenciada em projetos pedagógicos específicos”.
Os órgãos e as entidades da prefeitura vão funcionar até as 12h nesta segunda-feira. Em órgãos de serviços considerados essenciais, o funcionamento será normal.
Comércio
- Segundo a Câmara dos Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH), os comerciantes não são obrigados a liberar os trabalhadores nos horários de jogos do Brasil, mas, caso queiram, podem adotar medidas como abrir o estabelecimento mais cedo, dispensar os empregados antes do início da partida e pedir que retornem após o encerramento ou disponibilizar televisores para que os funcionários assistam aos jogos no ambiente de trabalho.
- Os bancos também terão horário de funcionamento diferenciado. De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), nesta segunda-feira, o expediente bancário será das 8h às 11h30.
Transporte
As linhas de ônibus vão operar com quadro de horários especial. Haverá reforço de viagens entre 11h e 13h. A operação do transporte coletivo volta ao normal após o jogo.