Crédito-Carol Semino Foto

Ler sempre nos traz novos conhecimentos e se você já leu a Bíblia deve ter percebido que ela muito nos ensina, tanto pessoal como profissionalmente. É quase um manual de boas práticas para quem quer ter uma vida exitosa. Em Provérbios 26, versículo 11, há uma reflexão a respeito dos erros que cometemos em nossa vida, sobretudo a reincidência deles: “o insensato repete suas tolices”.

No contexto das organizações e da nossa vida profissional, quantos de nós não cometemos erros no dia a dia? Seja no modo de falar ou nos posicionar, seja no tratamento com o próximo ou mesmo na forma como entregamos nossos resultados, é prudente parar, quando possível, para fazer reflexões. Afinal, devemos sempre nos preocupar com o impacto das nossas ações sobre os variados públicos com os quais lidamos no trabalho.

Para ter êxito na vida, seja no âmbito profissional, seja no pessoal, é fundamental o autoconhecimento, pois, ao nos conhecermos melhor, sabemos quem somos, nossas qualidades e em quais pontos precisamos evoluir. Também nos auxilia a entender os padrões que se repetem e que podem impactar severamente nos nossos resultados.

Se você é o tipo de pessoa que de vez em quando se pega reclamando de seu líder ou até mesmo da empresa, saiba que é prudente refletir sobre os motivos dessas reclamações e a origem disso tudo. É assim que pessoas de sucesso fazem: analisam como têm se portado, quais resultados têm conquistado com suas ações e, quando necessário, fazem as mudanças acontecerem.

Não há o menor problema em errar. Afinal, somos seres humanos e, por isso mesmo, falhos. Mas, permanecer no erro e repetir padrões é uma questão de decisão. E somente você poderá saber que estilo de vida quer levar e, claro, arcar com as consequências, pois, como bem sabemos, em tudo o que fazemos há bônus e ônus.

Uma coisa é certa: ninguém tem todas as respostas e, ao mesmo tempo, ninguém está totalmente pronto para várias questões da vida. Sabe quando surge um novo projeto ou um tema diferente das suas demandas corriqueiras no trabalho? Ou mesmo quando aparece uma promoção para uma posição que exige mais expertise e você sente o chamado, acha que sua hora chegou, mas o  frio na barriga é certo? Esses são momentos bons da vida, quando a imprevisibilidade e o inesperado surgem para te tirar da sua zona de conforto. Te desafiar a encarar seus medos.

É justamente nesses momentos que a vida exige da gente um punhado de coragem e aquele lema: “está com medo, vai com medo mesmo”. Sabemos que ninguém é perfeito e não está totalmente pronto, nossa vida é uma jornada de vários aprendizados. É aos poucos e com experiências que vamos adquirindo outras competências e habilidades, as tão faladas soft skills buscadas pelas organizações em seus colaboradores – do estagiário ao presidente.

Nessa trajetória, aprimoramos nossa fala, nossa comunicação, nossos posicionamentos, como nos expressamos, como dizemos não a um colega ou mesmo amigo. Com as experiências da vida, usualmente ficamos menos impulsivos, menos ansiosos, com mais maturidade emocional, maior resiliência e tantas outras questões que se, bem trabalhadas, vão nos fortalecendo.

Por isso, o autoconhecimento é de extrema importância, pois ao se conhecer de forma profunda, você tem a oportunidade de entender com clareza quais são os seus pontos fortes e o que ainda precisa melhorar. Entenderá por exemplo, porque certas situações te deixam irritado(a) ou mesmo chateado(a). A vida é um eterno cair e levantar. Sacodir a poeira diariamente e parar de reclamar só acelera nossa evolução. E neste eterno aprender, busque também ler sobre assuntos variados e esteja com pessoas que irão te agregar conhecimento. É muito importante também que você tenha escuta ativa, pois diariamente recebemos feedbacks das pessoas do nosso relacionamento. Se parar e observar, será possível perceber quais pontos ainda precisa melhorar e em quais você já está em bom nível. Vamos praticar?

* David Braga é CEO, board advisor e headhunter da Prime Talent Executive Search, empresa que atua na busca e seleção de executivos em 30 países, pela Agiulium Group. É também Conselheiro de Administração pela Fundação Dom Cabral (FDC) e professor convidado pela mesma instituição. Ele é autor do livro “Contratado ou Demitido – só depende de você” e atua, ainda, como conselheiro da ONG ChildFund, da ACMinas e da Associação Brasileira de Recursos Humanos de Minas Gerais (ABRH-MG). Instagram: @davidbraga | @prime.talent.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *