Um dos mais importantes corais do Brasil, o Madrigal Renascentista participa nesta segunda-feira, 12 de dezembro, do concerto de encerramento da Oficina de Canto Coral da Escola de Cultura do Sesiminas de Belo Horizonte. Com regência do maestro Felipe Magalhães, o espetáculo começa às 17 horas e faz parte da programação do Projeto Arte ao Entardecer, que leva atrações artísticas para as pessoas que circulam nas imediações do centro cultural, no bairro Santa Efigênia. A entrada no concerto é gratuita. A apresentação musical marca também a abertura da exposição em homenagem ao artista e professor Luiz Chaves, pioneiro da Escola de Arte do Sesiminas, em comemoração ao aniversário de 32 anos do centro cultural. A mostra ficará em cartaz na Galeria de Arte do Sesiminas até 29 de janeiro.
O artista Luiz Chaves dedica-se à Escola de Cultura do Centro Cultural desde a fundação, em 1990, formando novos artistas e talentos. Natural de Jequitinhonha (MG), ele deu início à carreira em 1967 com a tapeçaria, quando conheceu o pintor, tapeceiro, desenhista e cenógrafo Augusto Degois. Após um tempo executando as próprias tapeçarias, foi convidado a expor na Galeria Guignard.
Em 1971, a convite da artista plástica, produtora cultural e crítica de arte Mari´Stella Tristão (1919-1997), Luiz Chaves participou da mostra coletiva “A Tapeçaria Mineira”, no Palácio das Artes. A partir daí várias exposições se seguiram. Construída com base em temas folclóricos e históricos do Brasil, a carreira de Luiz Chaves ganhou nova dimensão quando a pintura e o desenho foram incorporados ao seu fazer artístico. Suas obras já foram expostas em vários países, entre eles Estados Unidos, França, Itália, Portugal e Inglaterra.
“Partindo de suas raízes – do folclore às grandes transformações políticas – tendo a serviço de sua criação o sensível uso da observação realística que torna mais forte sua arte. Seus temas preferidos: o folclore nacional, o barroco, personagens da história, a narrativa urbana etc. Daí para frente, não sem muita luta, impôs-se à crítica e ao público nacional, mesmo sem sair de Minas. Venceu porque tem imaginação, bom gosto, conhece os materiais e instrumentos do seu trabalho aplicado e consciente”, relatou Mari´Stella Tristão em um dos seus textos.
Arte ao Entardecer
Além de abrir a mostra de arte, o concerto dos alunos Oficina de Canto Coral da Escola de Cultura do Sesiminas de Belo Horizonte, junto ao Madrigal Renascentista, encerra a programação de 2022 do Projeto Arte ao Entardecer. A iniciativa da Escola de Cultura Sesiminas leva arte e cultura para fora do Centro Cultural, oferecendo ao público que circula pela entrada, calçada e rua da entrada da Escola de Cultura, a oportunidade de assistir a diversas apresentações artísticas dos parceiros e alunos de forma gratuita. O projeto acontece uma vez por mês, ao cair da tarde, como uma pausa após o trabalho e um momento de parar, se conectar consigo mesmo, de apreciar, sentir a arte e também conhecer os cursos oferecidos pela Escola de Cultura e as demais atividades do CCS.
Sobre o maestro Felipe Magalhães
Felipe Magalhães é mestre em musicologia pela Universidade Sorbonne Paris IV (França), com especialização em Regência Coral. Possui Diploma Superior de Regência Orquestral pela Escola Normal de Música de Paris (França) e Bacharelado em Regência pela Universidade Federal de Minas Gerais. Em 2010 foi agraciado com a bolsa de estudos do Centro Internacional Nadia et Lili Boulanger (instituição francesa que ajuda estudantes de música estrangeiros que se destacam no país) para seguir o curso de Regência Orquestral da Escola Normal de Música de Paris. Foi regente titular do Coral da Escola de Belas Artes da UFMG, do Coral da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade, dos Corais Juvenil e Adulto do Centro de Arte Contemporânea Inhotim, entre outros. Atualmente, é Regente e Diretor Artístico da Orquestra Sesiminas, do Madrigal Renascentista e do Coral Acordos e Acordes (Coral do SITRAEMG).
Serviço
Concerto Madrigal Renascentista com alunos da Oficina de Coral da Escola de Cultura do Sesiminas
Data: 12/12
Horário: 17 horas
Local: Rua Padre Marinho, 60 – Santa Efigênia, Belo Horizonte – MG
BH Exposição 32 anos da Escola de Cultura e do Centro Cultural Sesiminas
Escola de Cultura e professor Luiz Chaves: trajetórias parceiras.
DE 12 DE DEZEMBRO DE 2022
A 29 DE JANEIRO DE 2023