Hoje em dia existem diversos tipos de serviços que facilitam a vida de turistas, sobretudo os iniciantes que querem achar soluções práticas para aproveitar a ida ao seu destino.
E dentre essas soluções existem os chamados ônibus Hop-on e Hop-off, que são uma forte tendência nas principais cidades turísticas do mundo, como Paris, Roma, Londres, Madri, dentre outras.
Mas, você já ouviu falar nos ônibus Hop-on e Hop-off?
Nesse artigo nós explicamos tudo sobre esse tipo de transporte turístico prático e versátil. Além disso, damos mais algumas informações a respeito dele e algumas dicas interessantes.
O que é um ônibus Hop-on e Hop-off?
Os ônibus Hop-on e Hop-off são ônibus de um ou dois andares, mas que sempre têm a parte de cima descoberta. Em algumas raras exceções, a parte superior é coberta por vidro ou acrílico.
Como dissemos anteriormente, esse tipo de transporte foi adotado por várias cidades para tornar mais cômoda a estadia de turistas que pretendem explorar o lugar.
Como funciona esse tipo de ônibus?
A expressão Hop-on e Hop-off quer dizer “subir e descer”, e é justamente isso que os passageiros desse tipo de transporte fazem durante um passeio a bordo de um desses ônibus.
Como já deu para notar, o que torna os ônibus Hop-on e Hop-off ideais para passeios turísticos é a amplitude de visão que eles promovem. E é justamente por esse motivo que eles também são chamados de sightseeing, que quer dizer literalmente “passeio turístico”, em tradução para o português.
Os turistas que ficam na parte de cima conseguem ter uma visão bem melhor da cidade que estão visitando, além de ficarem num local mais alto recebendo ar fresco o tempo todo.
Para tanto, basta comprar o bilhete de acesso ao ônibus Hop-on Hop-off e se dirigir para alguma parada que esteja na rota do transporte. Assim que o ônibus chegar, basta subir para curtir a viagem e, quando quiser, descer em uma outra parada.
Como adquirir passagens para ônibus Hop-on e Hop-off?
As formas de conseguir passagens para os ônibus Hop-on e Hop-off variam de cidade para cidade.
Porém, na maioria dos casos a aquisição dos bilhetes pode ser feita via internet, em sites e aplicativos dedicados, e presencialmente, em estações, lojas de conveniência e outros pontos de vendas presenciais dentro das cidades.
A maioria dos tickets vendidos tem validade para 24h. Ou seja, ao comprar o bilhete o passageiro pode utilizá-lo durante um dia inteiro, a partir de qualquer ponto de parada, mas respeitando sempre o horário de funcionamento do transporte.
Para quais tipos de passeios os ônibus Hop-on e Hop-off são mais indicados?
Como nós já repetimos ao longo do texto, os ônibus Hop-on e Hop-off não são transportes convencionais, tendo uso direcionado para passeios turísticos.
Porém, o uso desse tipo de ônibus pode ser ainda mais específico. Veja abaixo as situações nas quais eles são mais indicados!
Passeios curtos
Os ônibus Hop-on e Hop-off são os mais indicados para quem vai fazer passeios curtos e/ou tem pouco tempo em determinada cidade.
Afinal, com esse tipo de transporte o tempo, que é o fator mais valioso para um turista, é economizado com extremo sucesso. A bordo de um Hop-on e Hop-off é possível conhecer diversas atrações de forma interconectada e versátil!
Para passeios com crianças e/ou idosos
Outra situação que motiva muito a utilização do transporte Hop-on e Hop-off em passeios turísticos é a presença de idosos, sobretudo aqueles que têm mobilidade reduzida, e crianças.
Isso porque a atividade turística é bastante cansativa e exige vigor físico na sua prática. E como sabemos, andar quilômetros e quilômetros a pé visitando locais turísticos não é bem a “praia” de idosos e crianças.
Por tudo isso, os passeios a bordo de ônibus Hop-on e Hop-off, que são mais confortáveis e rápidos, são os mais indicados para esses dois tipos de turistas.
Dicas para utilizar esse tipo de transporte
Agora, para finalizar o nosso artigo, temos 4 dicas que devem ser utilizadas por quem quer aproveitar os passeios de ônibus Hop-on e Hop-off. Leia a seguir!
Use protetor solar
Em passeios de ônibus Hop-on e Hop-off, jamais deixe de usar um protetor solar com fator de proteção suficiente para o seu tipo de pele.
Afinal, esse tipo de transporte deixa os passageiros totalmente expostos aos raios ultravioleta, o que pode provocar graves problemas de saúde agudos, como insolação e queimaduras, e na também mais silenciosos, com o câncer de pele. Mantenha os cuidados!
Pesquise bem o preço e a rota que o ônibus faz
Antes de comprar bilhetes para um passeio de ônibus sightseeing, pesquise bastante o preço e a rota atendida.
Tenha em mente que o valor do ticket precisa estar no seu orçamento de viagem, para evitar surpresas desagradáveis. Por outro lado, é imprescindível saber qual é a rota do transporte para que o passeio valha a pena.
Ninguém quer chegar a um destino turístico e por um descuido não visitar o seu ponto favorito, não é mesmo? Então, fique ligado.
Se possível, compre as passagens antecipadamente
A nossa penúltima dica é: compre as passagens para o ônibus Hop-on e Hop-off de forma antecipada, se for possível. Lembre-se que esse tipo de transporte é muito requisitado, então a rota que você deseja pode acabar ficando sem ingressos.
Para fazer a compra antecipada, utilize apps e sites dedicados à venda dos bilhetes. Comprar presencialmente quase sempre é uma má ideia para quem quer se programar.
Não desça até que o passeio acabe
Para finalizar, aconselhamos que, para aproveitar bastante o seu passeio de ônibus Hop-on e Hop-off, não desça até que a viagem acabe.
Muitos viajantes usam a característica principal desse transporte erroneamente, descendo nas paradas e perdendo tempo em pontos fixos.
Contudo, se você quer conhecer o máximo de locais possível, não desça do carro. Permaneça sentado na sua poltrona e apenas fotografe os locais desejados. A sua experiência será bem melhor.
Clique aqui para saber mais sobre os ônibus Hop-on e Hop-off!