Pular para o conteúdo

Novo pente-fino do INSS: saiba como evitar cancelamentos!

    Diversos benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) serão revistos conforme publicações do Diário Oficial da União (DOU). Os segurados do Instituto estão revisando sistematicamente seus registros por meio de um processo minucioso. Como resultado, muitos precisarão atualizar suas informações de inscrição para continuar recebendo os benefícios mais recentes.

    Revisão nos benefícios do INSS

    Quando se trata do INSS, as avaliações e revisões de benefícios são eventos bastante frequentes. Portanto, o Instituto determina quais indivíduos ainda são elegíveis para os benefícios. Indivíduos com pendências documentais ou suspeitas de irregularidades nos dados receberão um convite para participar de uma nova apuração junto ao Instituto. O objetivo é evitar prejuízos ao erário público e recebimento indevido de benefícios.

    Benefícios que vão passar por nova revisão

    O INSS está analisando os pedidos de auxílio-doença, aposentadoria-doença e benefício de prestação continuada (BPC) dos beneficiários. Muitos deles serão obrigados a passar por avaliações e exames médicos adicionais. Observe os requisitos para o seguinte:

    • Aposentadoria por invalidez e auxílio-doença: Aqueles que passaram mais de seis meses sem realizar perícia e que não têm previsão para uma melhoria ou reabilitação serão chamados;
    • Benefício de Prestação Continuada: Os segurados que não fazem exames médicos há mais de dois anos precisarão fazer novos exames para confirmar sua elegibilidade para o benefício.

    Se o perito puder demonstrar que o segurado provavelmente retornará ao mercado de trabalho, os benefícios do beneficiário serão encerrados. Portanto, é fundamental que o beneficiário consulte regularmente a operadora do INSS para continuar recebendo os benefícios.

    Quando começam as revisões

    As operações começaram em novembro de 2022 e vão até abril de 2023, quando serão avaliados os benefícios de milhões de pessoas. Para os requerentes que precisam ser avaliados, o Instituto entrará em contato com o requerente por carta, enviará para o endereço fornecido pelo requerente e enviará uma notificação através do Meu INSS. Portanto, se tudo correr bem, os benefícios continuarão a ser pagos e os beneficiários continuarão a receber os benefícios normalmente. Por isso, é importante lembrar que, se você possui benefícios, deve guardar seus documentos e estar preparado para um eventual chamado do INSS.

    Gerador de tráfego de site gratuito