Pular para o conteúdo

CAIXA REALIZA AÇÕES PARA ATENDIMENTO ESPECIALIZADO AOS POVOS INDÍGENAS

    A CAIXA firma protocolo de intenções com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) para a realização de ações de atendimento especializado aos povos indígenas dos estados de Amazonas e Roraima. As medidas beneficiam famílias indígenas de regiões remotas, com acolhimento e orientação para recebimento do Bolsa Família, respeitando a cultura e as tradições locais.

     

    O evento contou com as presenças do ministro da Casa Civil, Rui Costa, do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, do ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, e da presidenta da CAIXA, Rita Serrano.

     

    A presidenta da CAIXA, Rita Serrano, afirma que o atendimento aos indígenas será próximo e humanizado. “Apoiar a população mais vulnerável é nossa missão. Assim como na pandemia do coronavírus, mais uma vez, a CAIXA e seus empregados estarão ao lado do povo brasileiro no momento em que ele mais precisa. Mais de 30 mil famílias poderão contar com o apoio do banco”, detalha.

     

    As ações de atendimento iniciam-se já nesta quinta-feira (9), com a chegada do Caminhão CAIXA em Bonfim (RR). Roraima receberá a primeira rota da unidade móvel, que passará por outras três cidades até abril, sendo mantidas rotas periódicas nestes municípios. No estado, as ações contemplam 10 mil famílias indígenas em sete municípios. Bonfim, além de ser rota do caminhão, será sede de uma nova agência.

     

    No Amazonas, a iniciativa contempla 20 mil famílias indígenas em oito municípios. São Gabriel da Cachoeira terá nova unidade lotérica e receberá uma nova agência da CAIXA. Santo Antonio do Içá, Amaturá, Santa Isabel do Rio Negro, Tonantins e Eirunepé contarão com visitas periódicas de empregados CAIXA para atendimento especializado

     

    Os clientes receberão orientação sobre o uso do cartão de débito da Poupança Social Digital CAIXA. O banco realizará também a entrega e o cadastramento de senhas do Bolsa Família nos municípios contemplados pela ação.

     

    Para um atendimento mais próximo, a CAIXA fará parceria com os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), prefeituras e outras entidades locais. Em algumas localidades, haverá a expansão de terminais lotéricos e o banco avalia municípios que poderão receber novas unidades lotéricas e agências bancárias. A CAIXA vai investir também na expansão do atendimento remoto.

     

    Rota do Caminhão CAIXA:

     

    A unidade móvel presta os mesmos serviços de uma agência, com atendimento aos beneficiários dos programas sociais, senha de beneficiários do INSS, Abono Salarial (PIS), FGTS, auxílio na utilização dos aplicativos CAIXA (CAIXA Tem, Internet Banking, FGTS, por exemplo), desbloqueio de cartão e senha de contas, dentre outros.

     

    A primeira rota do Caminhão CAIXA contempla quatro municípios de Roraima:

     

    ■ 09/02 a 24/02: Bonfim (RR)

    ■ 27/02 a 10/03: Normandia (RR)

    ■ 13/03 a 24/03: Amajari (RR)

    ■ 27/03 a 06/04: Mucajaí (RR)

     

    30 dias de gestão:

     

    No evento, a presidenta da CAIXA também anunciou as principais ações adotadas nos primeiros 30 dias de sua gestão. Para garantir o fortalecimento da Governança do banco, estão sendo reavaliadas a estrutura organizacional da empresa e o seu estatuto. Como parte dessa modernização, o destaque será a criação da Vice-presidência de Pessoas, reforçando o compromisso com a cultura de humanização nas relações de trabalho, promoção da inclusão, diversidade, equidade e respeito. A VP de Pessoas contará com estrutura dedicada à Fundação dos Economiários Federais (FUNCEF), fundo de pensão dos empregados do banco, e do Saúde CAIXA, plano de saúde.

     

    Também estão sendo reorganizadas estratégias para redução de desigualdades sociais, em prol do direito à moradia digna. Para isso, foi criado Grupo de Trabalho com foco no retorno do Programa Minha Casa Minha Vida. Em conjunto com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), a CAIXA também trabalha na revisão dos inscritos no Cadastro Único, medida essencial para que a ajuda dos programas sociais do Governo chegue a quem realmente precisa.

     

    O foco no social não freou a expansão da rede bancária da CAIXA. Foram abertas 12 novas unidades e cinco lotéricas CAIXA no período. Além disso, o banco irá disponibilizar Wi-Fi gratuito nas agências, de forma a garantir a democratização do acesso à internet.

     

    Por fim, serão criadas ainda em fevereiro, as Salas das Cidades e Estados em 13 capitais brasileiras. Os espaços exclusivos são dedicados ao atendimento de gestores públicos e contam com corpo técnico especializado para prestar assessoramento institucional e negocial aos representantes de estados e municípios.

    Gerador de tráfego de site gratuito