Veja todos os detalhes de como os benefícios do INSS se aplicam aos diagnósticos de depressão. Saiba o que é preciso para se candidatar.
Você provavelmente já ouviu falar que a ansiedade é o mal do século, certo? Na vida cotidiana lotada e acelerada de hoje, milhões de brasileiros estão recorrendo a psicólogos e psiquiatras para obter ajuda com problemas de saúde mental e benefícios para que possam tirar uma folga do trabalho para se concentrar no tratamento.
Assim, uma questão geral também foi levantada: existe algum tipo de benefício para os sintomas depressivos? Para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), como funciona? Conheça e saiba exatamente qual é a probabilidade desses segurados e quererem receber algum tipo de pagamento.
Depressão x transtorno depressivo, entenda a diferença
Antes de determinar as prováveis circunstâncias de solicitação de benefícios do INSS, é importante apontar algumas questões. Muitas pessoas pensam que o processo de solicitação de alguns benefícios do INSS é simples e requer apenas qualquer certidão.
Mas para começar. Condições que muitas vezes são entendidas como depressão não se qualificam como depressão.
Simplificando, a depressão é uma doença que afeta o estado emocional de uma pessoa e, muitas vezes, seu corpo também. Um estado triste pode levar à perda de apetite, depressão e outros sintomas que podem “bola de neve” e desestabilizar a própria experiência do indivíduo.
A grande diferença quando falamos de depressão é que é um termo técnico – usado principalmente por psiquiatras.
Por exemplo, o DSM é o principal manual de compilação dos transtornos utilizados por esses profissionais, juntamente com o transtorno depressivo maior, que costuma merecer algum tipo de benefício do INSS.
Os sintomas depressivos são elegíveis para benefícios do INSS?
É importante considerar que cada caso é analisado individualmente. Portanto, é incorreto dizer que certos sintomas já justificam o pagamento do segurado.
No entanto, a depressão, quando diagnosticada por um médico ou especialista do INSS, justifica esses valores.
Existem duas opções de benefício no INSS para quem tem depressão diagnosticada, são eles:
- A aposentadoria por invalidez no caso da doença impedir o profissional de exercer suas atividades definitivamente;
- O auxilio doença no caso de o beneficiário estar temporariamente impossibilidade de exercer suas atividades;
Quais as doenças podem garantir o auxílio doença ou aposentadoria no INSS?
É importante lembrar que vários transtornos mentais podem ser passíveis de pagamento de benefício pela Previdência Social.
Algumas delas são: Transtorno depressivo, Transtorno afetivo bipolar, Esquizofrenia, Estresse grave, Transtornos de adaptação, Episódios depressivos, Transtornos mentais e comportamentais causados pelo uso de álcool e drogas.
Vale lembrar que para receber qualquer tipo de benefício como esse, o beneficiário tem que passar por um especialista do INSS. Dito isto, é necessária a confirmação e um diagnóstico completo por um especialista.
Não basta apenas o atestado do psiquiatra, é necessário o diagnóstico do psiquiatra.
Confira como funciona a aposentadoria especial do INSS e quem pode receber.