Confira os descontos disponíveis para o microempreendedor individual na compra de um carro e veja se você pode aproveitar este benefício
Você sabia que o MEI pode obter descontos na compra de veículos? Se você for um microempreendedor individual, essa pode ser uma boa opção para você que quer comprar um veículo, mas não sabe por onde começar ou não tem crédito suficiente para fazer a compra.
O micro empreendedor pode comprar carro com até 30% de desconto diretamente com as montadoras de veículos. Em alguns casos, essa alíquota pode ser bem menor devido aos abatimentos no Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).
MEI tem direito a descontos para compra de veículos
É importante ressaltar que este desconto só se aplica na compra de um carro novo. Os beneficiados são de quem vende direto para o MEI. Mesmo com um percentual máximo de 30%, esse percentual passa a gerar uma margem de lucro de 2,5% para a montadora. O desconto total dependerá da marca, modelo, finalidade da compra do carro e quantos carros serão comprados.
Por exemplo, microempreendedores individuais podem receber descontos maiores se o veículo for utilizado para trabalho, como SUVs, picapes e vans. Empresas como Renault, Volkswagen, Chevrolet e Fiat estão oferecendo esses descontos.
O MEI também deve estar ciente de que esse desconto não pode ser utilizado de forma alguma para revender o carro. Além disso, o proprietário é obrigado a manter o carro adquirido por pelo menos 12 meses após a compra.
Após o financiamento, em nome de quem fica o veículo
As viaturas adquiridas nestas condições serão associadas ao nome da empresa. Portanto, cuidados extras devem ser tomados, pois os documentos da empresa serão usados. Ao contrário do que muita gente pensa, o veículo não está no nome do comprador.
O prazo de entrega para a compra de um veículo é outro ponto importante que merece destaque. Por exemplo, o prazo é um pouco maior do que o esperado, ou maior do que acontece com as compras individuais. Dependendo da marca e modelo do veículo, a entrega pode ser feita de 10 a 40 dias após a compra.
Outra restrição que o microempreendedor individual deve observar no processo de compra diz respeito ao valor ou quantidade do veículo a ser adquirido. Um carro com preço alto ou mesmo em grande quantidade vai causar algumas dúvidas na hora de comprá-lo. Esse ceticismo pode resultar da desconfiança do IRS.
Incluindo isso pode ser prejudicial para o comprador do veículo. É importante observar que o MEI deve ter uma renda anual inferior a R$ 81.000. Esse valor pode ser menor do que o necessário para comprar um determinado ativo. Portanto, verifique se está tudo em ordem antes de comprar.
Confira também MEI recebe auxílio em caso de doença?