Os brasileiros veem a aquisição de uma casa própria não só como uma conquista financeira, mas também como uma fonte de segurança para suas famílias. Por essa razão, milhões de pessoas têm a casa própria como um objetivo de vida.
Atualmente, o mercado imobiliário apresenta preços exorbitantes, especialmente nas grandes cidades, enquanto a maioria dos brasileiros recebe salários baixos. Nesse contexto, é difícil realizar o sonho da casa própria sem auxílio financeiro de uma instituição bancária. Por isso, os financiamentos têm se tornado cada vez mais populares.
A Caixa é um dos bancos mais reconhecidos quando se trata de financiamento imobiliário, graças às suas taxas competitivas e prazos de pagamento estendidos, que podem chegar a até 35 anos.
Se você tem interesse em conhecer mais sobre o processo de financiamento na Caixa, não pode perder o nosso artigo repleto de informações úteis. Nele, você encontrará detalhes sobre como solicitar o financiamento, as taxas aplicadas, quem pode solicitar, como fazer uma simulação e muito mais!
Saiba o que é um financiamento imobiliário
O processo de financiamento imobiliário funciona da seguinte maneira: o banco adquire o imóvel à vista, seja ele uma casa ou apartamento, e você paga o valor parcelado, acrescido de juros e correções. É possível financiar tanto imóveis novos quanto usados, bem como fazer um financiamento para reforma da sua casa.
No entanto, é importante ressaltar que é necessário dar uma entrada correspondente a uma porcentagem do valor do imóvel. Não é possível financiar 100% do valor e, por isso, é necessário ter uma reserva financeira para quitar a entrada.
O valor das parcelas e da entrada depende de diversos fatores, e a melhor maneira de ter uma ideia é fazendo uma simulação do financiamento.
No caso do financiamento habitacional da Caixa, o Sistema Financeiro de Habitação (SFH) é utilizado, e o próprio imóvel é usado como garantia. Isso significa que, caso você não pague as parcelas, a Caixa pode retomar a propriedade. Essa garantia é chamada de alienação fiduciária.
Um dos principais benefícios do financiamento imobiliário é o prazo de pagamento, que pode chegar a 35 anos. Além disso, existem opções de crédito imobiliário que cobrem até 90% do valor do imóvel.
Quem pode fazer um financiamento imobiliário na caixa?
Para efetuar um financiamento imobiliário na caixa é necessário atender alguns pré requisitos, são eles:
- Ter mais de 18 anos de idade ou ser emancipado com idade acima de 16 anos;
- Ser Brasileiro ou ter visto de permanência no país;
- Estar com o nome limpo;
- Ter comprovação de renda;
- Não possuir outros financiamentos imobiliários no seu nome que comprometam sua capacidade de pagamento;
Caso você atenda a estes pré requisitos e deseje simular um financiamento, acesse o site da caixa e confira mais informações como prazos e condições gerais para financiar o seu imóvel e faça sua simulação de financiamento.
Utilização FGTS para aquisição imóvel Caixa
Outro benefício importante do financiamento imobiliário da Caixa é a possibilidade de utilizar o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para compor o valor da entrada do imóvel, amortizar o saldo devedor ou pagar as prestações do financiamento.
É possível utilizar o FGTS de duas pessoas para comprar um imóvel, o que aumenta o valor disponível para quitar a propriedade. No entanto, para usufruir desse benefício, o trabalhador deve ter pelo menos três anos de trabalho formal, ou seja, com carteira assinada.
Para utilizar o FGTS no seu financiamento, é necessário verificar o saldo disponível e quanto pode ser utilizado no processo. Em seguida, basta solicitar a utilização por meio do app Habitação Caixa ou pelos números de telefone 0800 104 0104 ou 4004 0104.
Aumente suas chances de aprovação do seu financiamento
Para aumentar as suas chances de ter o seu financiamento aprovado, existem algumas práticas importantes que você pode adotar. Em primeiro lugar, reúna todos os documentos necessários para comprovar a sua renda de maneira adequada, garantindo que o banco tenha confiança de que você será um bom pagador e manterá suas prestações em dia.
Outra medida importante é manter uma boa pontuação no score de crédito, que indica que você tem um bom histórico de pagamento de dívidas. Além disso, junte o valor da entrada do imóvel, pois quanto maior for esse valor, maiores são as chances de ter o seu financiamento aprovado com parcelas mais atraentes.
É recomendável também ter um bom relacionamento com o banco em que você pretende solicitar o financiamento, por exemplo, mantendo uma conta corrente ativa, movimentando dinheiro nela e, se possível, tendo o cartão de crédito da instituição, usando-o regularmente e pagando a conta em dia.
Caso você tenha dívidas, é importante pagá-las antes de solicitar o financiamento e cuidar das suas finanças para evitar que isso aconteça novamente e manter o seu nome limpo.
Outra dica é juntar as rendas de duas pessoas, pois isso pode aumentar a renda e, consequentemente, as chances de ter o seu financiamento aprovado.
Para garantir a aprovação do seu financiamento, é necessário também comprovar que você possui um vínculo profissional forte, ou seja, que além de ter uma boa renda, você mantém um emprego estável e é capaz de pagar as parcelas.
Por fim, preencha corretamente os seus dados e comprove-os com documentos, lembrando que todas as informações serão avaliadas minuciosamente pela Caixa Econômica Federal, e que omitir ou mentir em relação a elas pode comprometer a aprovação do seu financiamento.
Conclusão
Nos dias atuais, o financiamento imobiliário se tornou uma solução acessível para quem sonha com a casa própria. Suas principais vantagens incluem a oportunidade de adquirir um imóvel próprio, a possibilidade de utilizar o FGTS, a rapidez na obtenção da propriedade e a opção de parcelamento em muitas vezes, muitas das quais resultam em parcelas inferiores ao valor de um aluguel.
Uma das principais vantagens de solicitar o financiamento imobiliário através da Caixa Econômica Federal é que, por ser um banco público, as taxas de juros geralmente são mais atrativas do que as oferecidas pelos bancos privados.
No entanto, é importante destacar que é recomendável que você faça uma simulação do financiamento do seu imóvel e pesquise as taxas em pelo menos dois bancos diferentes antes de tomar uma decisão final. Assim, você pode avaliar qual instituição oferece a melhor condição para o seu perfil financeiro.