A partir desta segunda-feira (3), os trabalhadores nascidos em abril poderão realizar o saque-aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), que permite a retirada de uma parte do saldo. O trabalhador tem até o final do mês para aderir a esse saque.

Ao escolher o saque-aniversário do FGTS, o trabalhador perde a opção de retirar o valor integral do fundo em caso de demissão, embora tenha a vantagem de ter acesso a uma parte do dinheiro. No entanto, é possível ainda receber a multa rescisória de 40% sobre o valor depositado pelo empregador em casos de desligamento sem justa causa, além da possibilidade de saque para aposentadoria, compra da casa própria ou em casos de doença grave.

Vale lembrar que o saque-aniversário fica disponível por três meses, a partir do primeiro dia útil do mês de aniversário do trabalhador.

O que é o saque aniversário FGTS?

O saque-aniversário do FGTS permite que o trabalhador retire anualmente uma parte do saldo de sua conta do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço no mês de seu aniversário. A adesão a essa modalidade é opcional, e quem não optar por ela permanecerá na sistemática padrão, conhecida como saque-rescisão. É importante que o trabalhador conheça as características de cada modalidade antes de optar pelo saque-aniversário. Vale lembrar que, ao escolher essa modalidade, o trabalhador perde a possibilidade de sacar o valor integral do fundo em caso de demissão sem justa causa, mas ainda tem direito à multa rescisória de 40% sobre o valor depositado pelo empregador e pode sacar o FGTS para aposentadoria, compra da casa própria ou em caso de doença grave.

A Caixa ressalta a importância de conhecer as características de cada modalidade antes de optar pelo saque-aniversário:

Saque-Rescisão: é a sistemática padrão em que o trabalhador, ao ser demitido sem justa causa, tem o direito de retirar todo o saldo da conta do FGTS, incluindo a multa rescisória quando aplicável.

Saque-Aniversário: é uma opção em que o trabalhador pode retirar anualmente, no mês de seu aniversário, uma parte do saldo do FGTS. No entanto, caso seja demitido, só poderá sacar a multa rescisória e não terá acesso ao saldo total da conta.

Calendário pagamento saque aniversário FGTS 2023

  • Janeiro: de 02 de janeiro a 31 de março de 2023;
  • Fevereiro: de 01 de janeiro a 29 de abril de 2023;
  • Março: de 01 de março a 31 de maio de 2023;
  • Abril: de 03 de abril a 30 de junho de 2023;

  • Maio: 01 de maio a 31 de julho de 2023;
  • Junho: de 01 de junho a 31 de agosto de 2023;
  • Julho: de 03 de julho a 29 de setembro de 2023;
  • Agosto: de 01 de agosto a 31 de outubro de 2023;
  • Setembro: de 01 setembro a 30 de novembro de 2023;
  • Outubro: de 02 de outubro a 29 de dezembro de 2023;
  • Novembro: de 01 de novembro de 2023 a 31 de janeiro de 2024;
  • Dezembro: de 01 de dezembro de 2023 a 29 de fevereiro de 2024.

 

Confira também o Calendário PIS 2023.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *