Já está no quarto dia uma das maiores greves de transporte da história do Brasil. Com a falta, principalmente de combustível, diversos produtos sofrem atrasos no transporte e na entrega. Confira uma lista de quatro serviços da capital que estão sendo prejudicados pela paralisação.
Rodoviária
A Rodoviária de Belo Horizonte está funcionando com embarques reduzidos. A greve que já está no seu quarto dia, bloqueia o transporte de cargas nas rodovias e, com isso falta os combustíveis para reabastecer os veículos na capital.
Segundo a Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais – Codemge os passageiros que compraram as passagens com antecedência serão informados sobre o novo quadro de horários e a remarcação de passagens.
Santa Maria, Viação Itaúna, Expresso Gardênia, São Geraldo, Expresso Setelagoano, Viação Pássaro Verde, Gontijo e Cometa são as empresas que mais tem enviado reclamações à companhia.
Confins
A greve também tem afetado a decolagens de aeronaves em praticamente todos os aeroportos do Brasil. De acordo com a BH Airport, a orientação é para que os passageiros entrem em contato com as companhias para que consultem a situação dos voos.
A infraero recomenda que as empresas façam a consulta de disponibilidade de combustível na origem e no destino no voo.
+BHTrans realiza leilão de veículos na Capital
+Faça você mesmo! Empresa oferece oficina de reparos para mulheres
Ônibus municipais
As linhas e horários do transporte público de Belo Horizonte estão funcionando com horário reduzido. O quadro está funcionando com 50 % da capacidade em horário de pico devido à escassez de combustível.
De acordo com a BH Trans a redução será dada em horários de maior movimento: das 9h às 16h e das 20 às 23h59. A Setra-Bh ainda não divulgou a estimativa de estoque, entretanto informações deduzem que a maioria das empresas ainda tem combustível para dois dias.
Cidades da região metropolitana como Betim e Contagem também já operam em horário reduzido e, se caso não houver acordo com os grevistas, a situação pode piorar no final de semana.
Confira o novo quadro de horários na Capital.
0h às 9h
Quadro normal
9h às 16h
Redução de 50% no número de viagens
16h às 20h
Quadro normal
20h às 24h
Redução de 50% do número de viagens
Alimentos
É um efeito em cadeia. Sem transporte não há combustível, sem combustível não há locomoção, sem locomoção não há alimentos e sem alimentos a tendência é parar. Em quatro dias de greve a logística de todos os serviços no Brasil praticamente foi quebrada.
+Mais de 800 lojas vão comerciaçizar produtos sem impostos em BH
+Gasolina terá novo aumento nesta terça-feira
Foi anunciado hoje (24) pelo supermercado Carrefour que os clientes só poderão comprar cinco produtos por item. A procura por itens para abastecimento tem sido alta e os clientes estão sendo informados sobre o limite para comprar.
“Atenção clientes, devido à greve dos caminhoneiros e para que todos os clientes consigam aproveitar nossos preços e ofertas, estamos limitando a venda a no máximo 5 unidades de cada item por compra”, diz o aviso.