Dos 367 mil pequenos negócios abertos em Minas Gerais em atividades ligadas a confeitaria, padaria, fabricação de bolos, tortas, biscoitos, balas, confeitos e doces (exceto de frutas e de leite), mais da metade (51%) se formalizaram nos últimos cinco anos, de acordo com dados da Junta Comercial de Minas Gerais (Jucemg). Com o aumento de empreendedores interessados em apostar neste mercado, o Sebrae Minas promove mais uma edição da Jornada da Confeitaria. As capacitações online e presenciais acontecem de 8 de maio a 26 de junho. As inscrições podem ser feitas neste link.
Podem se inscrever empreendedores mineiros que trabalham no segmento de confeitaria, especialmente de Belo Horizonte e Região Metropolitana. Ao todo serão 14 encontros, 13 deles online, sempre às terças e quartas-feiras, das 19h às 20h30.
Durante a jornada, os participantes receberão orientações sobre finanças pessoais, gestão de tempo, marketing digital, boas práticas de manipulação de alimentos, estratégias de comercialização, precificação de produtos e serviços e utilização do WhatsApp Business para aumentar as vendas. Além disso, vão aprender como elaborar e planejar um calendário promocional e as obrigações e vantagens de se tornar microempreendedor individual (MEI).
Haverá ainda, uma oficina de fotografia que será realizada, presencialmente, na sede do Sebrae Minas em Belo Horizonte, na semana entre os dias 10 a 14 de junho. Os empreendedores conhecerão técnicas para criar imagens atrativas que aumentem a visibilidade de seus produtos e gere mais engajamento dos clientes nas redes sociais.
A Jornada da Confeitaria faz parte das ações do Sebrae Minas, por meio do Sebrae DELAS – programa que capacita e orienta as mulheres mineiras a desenvolver suas competências, comportamentos e habilidades empreendedoras -, e do Prepara Gastronomia – iniciativa que oferece suporte empresarial aos pequenos negócios de alimentação do estado.
Serviço
Jornada da Confeitaria 2024
De 8 de maio a 26 de junho
Online (das 19h às 20h30) e presencial (a definir)
Inscrições: https://loja.sebraemg.com.br/detalhes/124671
Programação
8/5 – Abertura: Proatividade e gestão do tempo
14/5 – Atendimento ao cliente: servir bem para ter chance de servir sempre
15/5 – Calendário promocional: antecipando as suas decisões de negócio
21/5 – Maximizando o seu potencial de vendas e conquiste mais clientes
22/5 – Boas práticas em atendimento na participação de eventos
28/5 – Divulgação eficiente: como atrair mais clientes para sua empresa
29/5 – Avaliação de perfil nas redes sociais: aprenda a construir uma imagem forte e impactante
4/6 – O dilema da precificação: como definir o preço certo para seus produtos e serviços
5/6 – Controle suas finanças com eficiência e tome melhores decisões
10 a 14/6 – Oficina fotografia (presencial – horário a definir)
18/6 – WhatsApp Business
19/6 – Boas práticas para a alimentação fora do lar
25/6 – MEI: como formalizar o meu negócio
26/6 – Cuide do seu dinheiro (finanças pessoais)