Pular para o conteúdo

Museu dos Brinquedos promove debate sobre o brincar no seminário gratuito “Tempo da Infância”

    Foto: Divulgação

    Para debater o brincar como a principal linguagem das crianças, o pensar e agir pela diversidade, os desafios da infância no espaço urbano e as possibilidades da construção coletiva de uma cidade melhor para todos com as crianças, o Museu dos Brinquedos realizará no dia 30 de outubro, o seminário “Tempo da Infância – Para pensar a criança”.

    O evento marca o encerramento das comemorações do mês das crianças e será realizado no auditório do Espaço de Eventos da Unimed-BH (Rua dos Inconfidentes, 44 – Bairro Funcionários) das 13h às 18h.

    Esse é o primeiro seminário promovido pelo Museu, que integra uma extensa programação de comemoração pelo mês das crianças e tem como foco ser um momento de reflexão sobre questões relacionadas à infância contemporânea com a troca de experiências entre ativistas e especialistas de diferentes áreas do conhecimento e o público formado por educadores, pais, mães e demais interessados.



    A infância sobe diferentes ângulos

    Quatro mulheres foram convidadas para falar sobre a infância sob diferentes ângulos. A pedagoga Fernanda Clímaco falará sobre a importância do brincar, linguagem principal da infância, e do papel de educadores e da família na garantia do tempo e do espaço de ser criança. Já Mariana Rosa, autora do blog Diário da Mãe da Alice e ativista da inclusão, abordará as questões relacionadas à valorização da diversidade para uma educação na perspectiva inclusiva.

    A jornalista Desirée Ruas trará para o Seminário o debate sobre a forma como o espaço público dialoga com a infância assim como a mobilização necessária para que a cidade seja interessante, acessível e segura para todas as crianças. Por fim, na palestra principal, a socióloga Nayana Brettas contará sobre sua experiência com metodologias de escuta da infância e o programa lúdico ImaginaC.



     

    Ouvir as crianças nas questões da cidade

    Mas, afinal, como incentivar a escuta e a participação das crianças nas questões da cidade? “Acreditamos que as crianças são a chave da transformação, e que devemos dar voz e vez a elas na construção de cidades e vidas mais saudáveis e prósperas”, explica Nayana Brettas. A socióloga participa do seminário “Tempo da Infância” para compartilhar a metodologia criada por ela para viabilizar a participação de meninos e meninas nas questões dos locais onde vivem.

    O ImaginaC é um programa lúdico resultado de mais de quinze anos de pesquisa e experimentações. No Glicério, em São Paulo, a metodologia para transformar cidades com as crianças, chamada de “Criança Fala”, foi testada com sucesso por dois anos e o bairro foi transformado com a ajuda da garotada. “Como em uma divertida brincadeira, as crianças são convidadas a embarcar no foguete ImaginaC para conhecer cidades e comunidades imaginadas e transformadas pelas crianças e suas criaturas fantásticas com superpoderes de ajudar a natureza”, explica a idealizadora do programa.

    +Na série “Fora de Série”, filarmônica de minas gerais dedica-se à Alemanha

    +O ItaúPower Shopping leva você de volta aos anos 80

    O Seminário Tempo de Infância também conta com a participação especial do brincante Rodrigo Libânio Christo, da contadora de histórias Lucrécia Leite e do Movimento BH pela Infância, movimento social que incentiva a reflexão sobre a cidade e a criança, integrando o debate sobre a educação, cultura, alimentação, saúde e sustentabilidade.

    A entrada é gratuita e as inscrições estão abertas, podendo ser feitas pelo telefone (31) 97170-1480 ou pelo link https://goo.gl/3aV84n.

    Informações

    Seminário Tempo de Infância

    Data: 30 de outubro

    Local: Espaço de Eventos da Unimed-BH (Rua dos Inconfidentes, 44 – Bairro Funcionários)

    Horário: 13h às 18h

    Entrada gratuita – Inscrições gratuitas no link https://goo.gl/3aV84n

     

    Programação:

    13h – Credenciamento

    13h20 – Abertura cantante com Rodrigo Libânio Christo

    13h50 –Tempo da Infância – O brincar como linguagem principal da criança, com Fernanda Climaco

    14h30 – Todas as infâncias – O pensar e o agir pela diversidade e por uma sociedade inclusiva, com Mariana Rosa

    15h10 – Coffe-break

    15h40 – A criança e a cidade – A invisibilidade e os desafios da infância no espaço urbano, com Desirée Ruas

    16h20 – Palestra Principal – ImaginaC – Um programa lúdico para descobrir e transformar cidades com as crianças, com Nayana Brettas

    18h – Encerramento

    Gerador de tráfego de site gratuito