A Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG), por meio da Escola Superior (Esdep-MG), realiza, no dia 14 de dezembro, a quarta edição do projeto “Gestação Legal”. A proposta reafirma o compromisso que o órgão tem de oferecer educação em direitos para a população assistida.
Seguindo o modelo adotado nas edições anteriores o evento promoverá debates sobre direitos das gestantes e dos bebês, parto respeitoso, fisiologia do parto, primeiros cuidados e a importância do pré-natal e da amamentação.
Realizado pela Coordenadoria Regional de Famílias e Sucessões da Capital, em parceria com setores público e privado, o projeto tem como objetivo proporcionar autonomia às mães na tomada de decisões sobre a gestação.
As vagas são limitadas e inscrições podem ser feitas pelo e-mail [email protected] ou pessoalmente na secretaria da Esdep-MG, localizada na Rua Araguari, nº 511, 22º andar, no bairro Barro Preto, em Belo Horizonte. Demais informações podem ser sanadas pelo telefone (31) 2010-0296.
Palestras e atividades
- Direitos da Gestante e do Bebê: destaca a importância da informação e do conhecimento para a gestante tomar decisões diante dos acontecimentos ao longo da gravidez, bem como a definição do tipo de parto que escolherá.
- Parto Respeitoso e a Importância do Pré-Natal: chama a atenção para os momentos de ir para a maternidade, o trabalho e os tipos de parto, o suporte emocional, os cuidados pós-parto e a importância do acompanhamento pré-natal.
- Fisiologia do Parto e Cuidados da Gestante: explica as etapas do trabalho de parto e como a gestante deve preparar-se para essa experiência.
- Amamentação: ressalta a importância da amamentação para a saúde do bebê, principalmente nos primeiros seis meses de vida, e como fortalece o vínculo entre mãe e filho.
-
+Shopping Contagem ganha decoração e atrações com o tema “Frozen”
-
+Coca-Cola traz realidade aumentada para suas embalagens de Natal com a família urso
- Cuidados com o bebê: aborda temas como banho, cuidados com o umbigo, refluxo, assaduras e icterícia.
- Dança Materna: série de exercícios que potencializa uma vivência consciente da gravidez, permitindo à mulher lidar com as transformações em curso nesse momento da vida.
- Exposição “Sentidos do Nascer”: propõe uma ampliação do debate sobre questões relacionadas ao nascimento no Brasil.