No primeiro superclássico mineiro do ano, Cruzeiro e Atlético terminaram empatados por 0-0 pela terceira rodada do Campeonato Mineiro 2019 em jogo bastante polêmico para a arbitragem.
Homenagens
Antes da bola rolar, homenagens às vítimas e familiares do desastre de Brumadinho foram feitas. O minuto de silêncio calou todo o Mineirão. A equipe atleticana entrou em campo com uma faixa de Luto no braço e o Cruzeiro recebeu doações e destinou 50 mil reais da bilheteria do jogo para enviar a Cidade da Região Metropolitana.
Primeiro Tempo
Um inicio de primeiro tempo bastante estudado de ambas as equipes. Os dois times buscavam mais entender a partida que atacar o adversário de forma mais incisiva.
Logo no início da partida em um cruzamento na área o zagueiro cruzeirense Léo puxou a camisa do Igor Rabello dentro da área, o juiz da partida, Wanderson Alves de Souza, encoberto, mandou o jogo seguir.
Até os 30 minutos, o estudo das equipes se manteve, daí para frente, a equipe celeste começou a fazer valer seu mando de campo e encurralou o Galo em seu campo defensivo. Algumas chances foram criadas: Thiago Neves com um belo cabeceio e Dedé também usando a cabeça, assustaram o arqueiro Victor. O Cruzeiro chegou a marcar com Léo após cobrança de escanteio, porém o árbitro corretamente anulou o lance por uma falta do zagueiro em Elias.
Segunda Etapa
Após inicio do segundo tempo, o árbitro sentiu lesão na coxa e pediu atendimento dos médicos do Cruzeiro, foi prontamente atendido e voltou ao jogo. Voltou e não foi bem, em disputa dentro da área, Fred tropeçou no próprio pé e o juiz marcou pênalti para a Raposa. O próprio Fred cobrou e inaugurou o placar do clássico.
Mais polêmica no jogo
Após jogada cruzeirense pela esquerda, Egídio fez o cruzamento e Fred foi agarrado por Igor Rabello na área. Pênalti claro que o quarto árbitro ignorou.
Após contra-ataque do Atletico, a zaga do Cruzeiro errou e a bola sobrou limpa para Chará marcar o gol, porém Dedé chegou antes e desequilibrou o atacante atleticano. O pênalti foi assinalado e o segundo cartão amarelo para o zagueiro azul foi mostrado. Na cobrança, Fábio Santos bateu bem e converteu a cobrança empatando a partida.
O Atlético continuou bem na partida, após a saída de bola, Murilo errou e Cazares teve a chance clara de desempatar a partida, porém Fábio brilhou e fez a defesa.
Jogo prosseguiu com pressão atleticana até Adilson dar 2 entradas iguais em menos de 2 minutos e receber 2 amarelos nos lances. Mais uma expulsão e os dois times ficaram com 1 jogador a menos.
Final de partida, Cruzeiro 1-1 Atlético.
Próximos compromissos
Cruzeiro encara na próxima rodada o Boa Esporte em Varginha na quinta-feira e o Atlético recebe em casa a URT na quarta-feira, ambos pela quarta rodada do Mineiro.