O Galpão Cine Horto reserva um 2019 cheio de novidades. A programação do ano vai movimentar não apenas a sede do centro cultural do Grupo Galpão no bairro do Horto, em Belo Horizonte, mas uma série de espaços associados. E abre uma nova frente de ação, com foco na música.
O pacote de boas novas é parte das comemorações de 20 anos do Cenas Curtas, festival pioneiro no formato no país, reconhecido e aclamado por sua vocação para a investigação cênica, considerado um celeiro de talentos no estado e de bons espetáculos.
A efeméride enovela uma série de ações em torno do festival: um edital para a produção de uma montagem de teatro de rua, a retomada das mostras Rascunho de Cena e Cena Espetáculo, uma retrospectiva fotográfica do Cenas Curtas pelo olhar de Guto Muniz e o retorno da temporada das cenas mais votadas, com apresentação das eleitas no bar La Movida.
+Cheiro de amor e Inimigos da HP desembarcam em mais uma edição do CarnaChalé
As novidades incluem também a internacionalização do alcance das ações do Cine Horto, com uma participação na 14ª Quadrienal de Praga. O livro interativo com os estudos de Cenografia e Figurinos do espetáculo O Firme Soldadinho de Chumbo, criado por André Brandão e Lorena Vaccarini, foi selecionado para participar do evento na categoria Expo[Forma]Ação. Resultado do Oficinão Escola 2017, o espetáculo nasceu da parceria entre os Cursos Livres de Teatro e os Núcleos de Pesquisa. A montagem teve direção de Simone Ordones (Grupo Galpão), com direção de arte de Camila Morena.
Outro destaque é a ampliação da parceria com o Sesiminas, o centro cultural do Serviço Social das Indústrias (Sesi), braço sociocultural da Federação das Indústrias de Minas Gerais, a Fiemg.
A partir deste ano, o Cine Horto assume a gestão de um espaço privilegiado no prédio do Sesiminas, que passa a abrigar o Pro:Cria – Centro de Criação e Formação Sesi-GCH, com uma incubadora de talentos, oficinas, residências artísticas, workshops e os Núcleos de Pesquisa –uma imersão em áreas de especialidade como Dramaturgia, Cenografia e Figurinos, entre outras. O lançamento do Pro:Cria Sesi-GCH está previsto para a segunda quinzena de maio
Projeto inédito de música
O esforço de expandir as atividades e afirmar sua condição como um dos espaços de maior inquietação no fomento à criação em Minas Gerais é ampliado a partir de agora com um movimento de aproximação com o universo da música.
A partir de 2019, o Cine Horto intensifica a parceria com instrumentistas, compositores, intérpretes, bandas, produtores e realizadores de eventos musicais, estimulando a realização de shows, mostras e festivais na sua sede.
O principal marco deste novo momento é o lançamento do Cine Horto Som & Fúria, edital de ocupação voltado à realização de ações formativas, jam sessions e shows, que busca dar visibilidade para a cena emergente e estimular processos criativos conjuntos entre diferentes gerações de artistas.
+Feira do Mercado Tudo de Mulher acontece neste domingo em BH
Diretor-geral do Galpão Cine Horto e um dos fundadores do Grupo Galpão, Chico Pelúcio vê este momento de efervescência do Cine Horto como uma resposta do setor cultural à carência de políticas públicas estruturantes e transformadoras no campo da cultura. “Situação agravada por um momento de especial intranquilidade, pelo risco de retrocesso em conquistas recentes de institucionalização do setor, com as mudanças sinalizadas pelos novos governos em âmbito estadual e federal, que se somam à imobilidade financeira da Secretaria Municipal de Cultura”, avalia Pelúcio.
Patrocinadores-parceiros
O Galpão Cine Horto conta com os patrocínios do Instituto Unimed-BH, Cemig e o apoio da Usiminas e VLI, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais e também com recursos da Lei Municipal de Cultura de Belo Horizonte.
O aporte financeiro do Instituto Unimed-BH é viabilizado por mais de 5 mil médicos cooperados e colaboradores.
Abaixo, uma vista panorâmica das ações reservadas para este ano, mês a mês:
MARÇO
MONTAGEM DE RUA
Novidade! Edital seleciona proposta de espetáculo de rua que será produzido pelo GCH e apresentado dentro da programação do Cenas Curtas, fechando a programação do festival.
8º RASCUNHO DE CENA
Retomada do projeto, após cinco anos de interrupção. Escolha por edital de 12 propostas de oito minutos para apresentações seletivas em dois dias.
JOGOS DE AFETO
Aulas de teatro gratuitas para idosos realizadas em seis Centros de Convivência na regional Leste. Parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte, com recursos do Fundo do Idoso.
PAFT
O Programa de Ações Formativas em Teatro oferece, ao longo de todo ano, oficinas ao professorado. O foco é o estímulo ao uso de recursos cênicos (sensoriais, lúdicos etc) como ferramenta de ensino e aprendizagem.
ABRIL
CONEXÃO GALPÃO
60 apresentações gratuitas, de abril a junho, para alunos de escolas públicas dos três espetáculos mantidos em repertório pelo programa socioeducativo do GCH: Manga Mangueira, Meu Pé de Brincadeira; Segunda Chamada; Uma e Tantas Histórias.
MAIO
PRO:CRIA
Novidade! Lançamento do Pro:Cria – Centro de Criação e Formação Sesi-Galpão Cine Horto, em parceria com o Sesiminas.
PRIMEIRO SINAL
Lançamento da versão 2.0 do principal portal de artes cênicas do país, totalmente remodelado.
NOVO SITE
Lançamento do novo site do Galpão Cine Horto, mais responsivo e com recursos adicionais –incluindo uma loja virtual que permite a efetivação de matrículas e o pagamento online das inscrições para os Cursos Livres de Teatro.
JUNHO
14ª QUADRIENAL DE PRAGA
Exposição no maior e mais prestigiado evento internacional dedicado ao espaço e desenho da performance dos estudos de cenografia e figurino para a montagem de O Firme Soldadinho de Chumbo, produzida no âmbito do Oficinão Escola 2017.
GALPÃO CINE HORTO NA ESTRADA
Ações de interiorização que vão levar espetáculos para seis cidades do interior e uma oficina do Centro de Pesquisa e Memória do Teatro (CPMT) do GCH para Ipatinga.
JULHO
CINE HORTO SOM & FÚRIA
Novidade! Série mensal de shows, oficinas, workshops, palestras e feirinha, sempre na sexta e sábado de um mesmo final de semana, com seleção de propostas por meio de edital.
AGOSTO
CURSOS LIVRES DE TEATRO
Início das aulas do segundo semestre das cerca de vinte turmas dos cursos de teatro do centro cultural do Grupo Galpão, com duração até novembro. Módulos para crianças, pré-adolescentes, adolescentes e adultos
SETEMBRO
20º FESTIVAL DE CENAS CURTAS
Edição especial comemorativa, com exposição de fotos de Guto Muniz, apresentação do espetáculo selecionado no 1º Montagem de Rua, retomada da Mostra Cena Espetáculo, realização de quatro Rolês no circuito de bares do Corredor Leste e apresentação de 16 cenas escolhidas via edital. As quatro cenas mais votadas se apresentam no bar La Movida.
MOSTRA CENA ESPETÁCULO
Apresentação das quatro melhores cenas da 8ª Mostra Rascunhos de Cena dentro do Cenas Curtas, ampliadas para 15 minutos de duração. A cena mais votada neste dia será desdobrada em espetáculo com tempo maior de duração e produção a cargo do GCH.
OUTUBRO
2º MOSTRA DE MONÓLOGOS
Apresentação, na Sala Solo, de oito monólogos de curta duração, selecionados por edital. Voltado a alunos dos Cursos Livres de Teatro do Galpão Cine Horto.
DEZEMBRO
MOSTRA DOS CURSOS LIVRES
Apresentação de cenas criadas pelos alunos de cada uma das turmas dos Cursos Livres de Teatro do Galpão Cine Horto.
MOSTRA DOS NÚCLEOS DE PESQUISA
Exposição do resultado dos trabalhos produzidos pelos alunos dos Núcleos de Pesquisa nas áreas de conhecimento investigadas ao longo de 2019.
Informações para público:
(31) 3481-5580 / www.galpaocinehorto.com.br