Suas informações pessoais podem ter sido hackeadas. Isso mesmo! O whatsapp declarou na noite da última segunda feira (15) que o aplicativo detectou uma falha de segurança.
Os hackers, através de ligações, podem instalar malwares tanto no sistema IOS quanto no android. A partir da atividade é possível monitorar as atividades dos aparelhos e até acessar informações sigilosas.
De acordo com uma matéria publicada pelo site Olhar Digital a brecha foi descoberta porque um advogado envolvido com processos relacionados aos direitos humanos, percebeu um comportamento estranho no seu telefone.
+Banda EVA realiza gravação de DVD em BH
+6 presentes para sua mãe pelo Peixe Urbano
Ele relatou que passou a receber várias ligações de voz oriundas da Noruega. As ligações eram feitas em horários estranhos, e nunca se completavam. Ele, então, buscou auxílio de um laboratório especializado em segurança digital, chamado Citizen Lab, ligado à Universidade Toronto. Os técnicos do laboratório confirmaram que o telefone havia sido infectado por um spyware desenvolvido pela NSO. O laboratório informou o Departamento de Justiça norte-americano e também o Facebook, dono do WhatsApp.
O WhatsApp confirmou a falha e já liberou uma correção. A orientação é para que todos os usuários atualizem o aplicativo para garantir a segurança do aparelho.