Mundialmente comemorado no dia 5 de junho, o Dia do Meio Ambiente terá uma programação especial durante a semana do dia 3 ao dia 7 em Belo Horizonte, com atividades e oficinas gratuitas promovidas pela Prefeitura, por meio das secretarias municipais de Meio Ambiente, de Educação, de Saúde e da Superintendência de Limpeza Urbana (SLU). A programação prevê atividades para os estudantes da rede pública e para o público em geral.
O Centro de Educação Ambiental do Propam (Programa de Recuperação e Desenvolvimento Ambiental da Pampulha) vai receber os alunos do 1º ao 3º ciclo da Prefeitura de Belo Horizonte e do Munícipio de Contagem, nos turnos da manhã e da tarde, com um novo modelo de educação ambiental.
“Nesta data do Dia Mundial do Meio Ambiente, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente vai dar início ao novo modelo de educação ambiental nos Centros de Educação Ambiental (CEAs) visando uma maior conscientização das crianças nas questões ambientais. O objetivo é mostrar para elas que somos nós que cuidamos do meio ambiente e da cidade e que somos nós que podemos mudar esse ambiente”, afirma o diretor de Gestão Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Afonso Fraga.
Também no CEA-Propam, a programação gratuita e aberta ao público vai incluir atividades com papel artesanal e reutilização de materiais que iriam para o lixo. As inscrições podem ser feitas pelo telefone 3277-7422 ou 3277-7419. O CEA-Propam fica na rua Radialista Ubaldo Ferreira, 20, bairro Castelo.
Programação para os estudantes
– Oficinas de plantio – com o uso de pequenos recipientes reciclados (cascas de ovo ou tubos de papel higiênico).
– Gincana “Xô Mosquito” – apresentação de informações sobre o Aedes aegypti, seu ciclo reprodutivo e como se prevenir ou interromper esse ciclo, organizada pelas equipes da Zoonoses e da Vigilância Sanitária.
– História das embalagens – exposição realizada pela equipe da SLU, que apresenta as embalagens através do tempo, buscando sensibilizar visitantes sobre o desperdício, o consumo exagerado e a necessidade da participação de todos na mudança de hábitos para a preservação ambiental.
– Caça ao tesouro – atividade lúdica em que são apresentados às crianças “tesouros” ou brinquedos feitos com material reciclado, incentivando o reaproveitamento de resíduos.
– Peça de teatro “Os Doze trabalhos” – peça que lança mão de jogos dramáticos divertidos para envolver plateia e artistas de maneira lúdica e didática, promovendo a reflexão sobre nossas atitudes em relação ao meio ambiente, tendo como linha condutora 12 tarefas destinadas aos seres humanos, que devem assumir uma postura diferente em relação ao consumo dos recursos naturais da Terra.
Programação aberta ao público
Segunda-feira – 3 de junho
Das 8h30 às 11h30 – Oficina de marmorização em garrafas
Das 13h30 às 17h – Oficina de marmorização em garrafas
Orientação: Gisela Miranda e Cláudia Jardim
Terça-feira – 4 de junho
Das 8h30 às 11h30 – Oficina de macramê em vidro
Das 15h30 às 17h – Oficina de macramê em vidro
Orientação: Gisela Miranda e Cláudia Jardim
Quarta-feira – 5 de junho
Das 8h30 às 11h30 – Oficina de bloquinho de anotações utilizando disquete de computador
Das 13h30 às 17h – Oficina de bloquinho de anotações utilizando disquete de computador
Orientação: Gisela Miranda e Cláudia Jardim
Quinta-feira – 6 de junho
Das 8h30 às 11h30 – Oficina de papel artesanal
Das 13h30 às 17h – Oficina de papel artesanal
Orientação: Gisela Miranda e Cláudia Jardim
Sexta-feira – 7 de junho
Das 8h30 às 11h30 – Oficina de laminação de tecido e confecção de envelope
Orientação: Gisela Miranda e Cláudia Jardim
Das 13h30 às 17h – Oficina de sacola de banner
Orientação: Mônica Pelucci
* Para essa oficina é necessário levar os seguintes materiais: tesoura, estilete e régua de metal.