Na semana em que é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho), a ALE Combustíveis lança um projeto voltado para a sustentabilidade energética. A partir deste mês, os postos de combustíveis e serviços da marca em Minas Gerais passam a contar com redução na conta de energia elétrica, graças a uma parceria da ALE com a empresa de energia renovável Woltz e com a Engie, proprietária de uma usina solar no Estado.
A iniciativa deve ser expandida para outras regiões em que a ALE tem operações. A medida está associada a um dos valores da companhia, que preza pelo desenvolvimento sustentável e pelo equilíbrio entre interesses econômicos, ambientais e sociais.
A Engie, maior geradora privada de energia do Brasil e uma das principais empresas no ramo de energia solar em operação no país, é detentora da tecnologia da geração. A usina fotovoltaica de 2,5MWp da empresa está sendo construída em Pompéu, a 170km de Belo Horizonte, e recebeu investimentos de cerca de R$ 12 milhões.
A eletricidade para os postos está sendo fornecida por meio da Comunidade Solar, um modelo de assinatura de energia em que os clientes não precisam ter telhado com as placas fotovoltaicas.
Estratégias para alavancar os negócios
Investir em tecnologia e intensificar o relacionamento com os revendedores são também estratégias da ALE para ampliar os negócios neste ano. Uma das iniciativas é o aplicativo “ALE Combustíveis”, destinado a postos ALE, revendas bandeira branca e clientes empresariais.
Além do aplicativo, a ALE firmou parceria com a Postotem —uma startup especializada na instalação de totens eletrônicos em postos de serviços— para oferecer um novo formato de comunicação para as revendas: o “Mídia ALE. O objetivo é disponibilizar conteúdo informativo, dicas e anúncios de produtos e serviços oferecidos pelos postos da bandeira aos clientes por meio de totens eletrônicos.
Sobre a ALE
Fundada em 1996, a ALE é a quarta maior distribuidora de combustíveis do país, com uma rede de cerca de 1,5 mil postos e 5 mil clientes ativos em 21 Estados e no Distrito Federal. A companhia, que gera cerca de 12 mil empregos diretos e indiretos, passou a fazer parte do grupo internacional Glencore em 2018.
Uma das maiores tradings do mundo, a Glencore trouxe sua experiência global em logística e cadeia de suprimentos para aperfeiçoar as práticas da ALE, especialmente em operações, logística e processos.
Para os revendedores, a companhia disponibiliza diferenciais, como o Clube ALE (relacionamento e fidelização), a parceria com a Moove para fornecimento de lubrificantes da marca Mobil, a Academia Corporativa ALE (treinamento e capacitação), o programa Ligados na Qualidade (certificação do combustível), as lojas de conveniência Entreposto (EP) e as unidades de Serviço Automotivo ALE Express.