BELO HORIZONTE, MG, 24.07.2022-ATLÉTICO (MG) X CORINTHIANS (SP): Partida entre o Atlético Mineiro e o Corinthians pela 19a rodada do Campeonato Brasileiro da Série A de 2022, jogo realizado no Mineirão, na noite deste domingo (24).

O Festival Acessa BH que já vem acontecendo desde 1 de setembro, agora poderá ser prestigiado também no formato presencial. Os espetáculos que passam pelo lúdico e criativo a apresentações que exploram linguagens diversas, além de abordagens na comédia popular e no teatro infantil estão na programação, que dá protagonismo às pessoas com deficiência. A estreia acontece neste final de semana, com as peças Cabra-Cega, da Pigmentar Companhia, na sexta e no sábado, 16 e 17 de setembro, às 20h, e Cartas Para Irene, com o ator e bailarino Oscar Capucho, no domingo,  dia 18, às 19h, no Galpão Cine Horto. A entrada é gratuita, com retirada de ingressos na bilheteria do teatro, 1 hora antes de cada espetáculo. As apresentações contam com recursos de acessibilidade física, audiodescrição e libras.

BELO HORIZONTE, MG, 24.07.2022-ATLÉTICO (MG) X CORINTHIANS (SP): Partida entre o Atlético Mineiro e o Corinthians pela 19a rodada do Campeonato Brasileiro da Série A de 2022, jogo realizado no Mineirão, na noite deste domingo (24).

Para Dudu Melo, artista do espetáculo Cabra-Cega, trazer ao palco dificuldades de pessoas com e sem deficiência visual é sempre um desafio. A gente trabalha nesta montagem memórias e brincadeiras de crianças, com ou sem deficiência visual, que nem sempre são muito boas de vivenciar, adianta o artista.

A programação segue com o espetáculo Pisca Devagar, com Renata Mara e Brisa Marques, no 23 e 24 de setembro, sexta e sábado, às 20h, no Galpão Cine Horto.

Em outubro, dia 21, sexta-feira, às 20h o grupo Sapos e Afogados, apresenta Caixa Preta. No dia 22, sábado, às 10h e às 16, a Cia Ananda faz duas sessões do infantil Lágrimas da Floresta. Dia 23, domingo, às 19h, tem estreia de Ave, um projeto híbrido entre a dança e o teatro desenvolvido a partir do encontro de dois coletivos de BH: a Ananda Cia de Dança Contemporânea e o Núcleo de Criação e Pesquisa Sapos e Afogados. A sessão será seguida de roda de conversa com os artistas. As apresentações de outubro acontecem no Teatro Raul Belém Machado.

 

Confira abaixo a programação completa com a sinopse dos espetáculos presenciais oferecidos pelo Acessa BH.

16 e 17/09, sexta e sábado, às 20h: Cabra-Cega (Pigmentar Companhia)

Galpão Cine Horto  – R. Pitangui, 3613 – Horto, Belo Horizonte

Sinopse: Dois corpos, duas histórias, duas linhas que nos vértices de suas memórias encontram o eixo de si próprios. É brincadeira de infância, polos de estrelas delirantes através do espaço turvo, coisa de criança que dança, sonha, corre, se equilibra e conta histórias ouconta nebulosas, constelações, números… borboletas. É energia que se condensa, se aglutina, se expande e se transfigura, se torna força, tempo, medo. Feito à luz que se refrata no cristalino universo de nossas estradas, nossas vias que se fundem e se tornam um, se tornam dois, dois corpos, duas histórias, duas linhas; uma cega e outra negra, turvas, cadentes e cambaleantes pontos de luz no espaço. É pique, é o corre, é reta, é cabra-cega.

 

18/09, domingo, às 19h: Cartas para Irene, com Oscar Capucho

Galpão Cine Horto – R. Pitangui, 3613 – Horto, Belo Horizonte

Sinopse: Cartas para Irene é uma criação em andamento de dança e teatro que se estrutura a partir de cartas escritas por Oscar Capucho à sua mãe, falecida em abril de 2012. Oscar Capucho é dançarino e ator. Ficou cego aos 9 anos devido a um descolamento de retina. Neste espaço-tempo que marca a transição entre o mundo permeado por imagens e um outro, no início obscuro, permeado de incertezas, Oscar descreve com muita emoção o papel que Irene, sua mãe, teve em sua vida.

 

23 e 24/09, sexta e sábado, às 20h: Pisca Devagar (Renata Mara e Brisa Marques)

Galpão Cine Horto – R. Pitangui, 3613 – Horto, Belo Horizonte

Sinopse: Um encontro cênico entre a artista da dança Renata Mara e a escritora e performer Brisa Marques. Uma pesquisa de duas mulheres com deficiência a respeito de seus modos de mover, olhar e sentir; corpos que problematizam estruturas e padrões sociais hegemônicos.

 

21/10, sexta-feira, às 20h: Caixa Preta (Sapos e Afogados)

Teatro Raul Belém Machado -R. Jauá, 80 – Alípio de Melo, Belo Horizonte

Sinopse: Caixa Preta é uma abertura para a compreensão e transformação da realidade.Bem-vindos à caixa preta, o inconsciente inerente à consciência, com todos os seus cinco sentidos.

 

22/10, sábado, às 10h e 16h: Lágrimas da Floresta (Cia Ananda)

Teatro Raul Belém Machado – R. Jauá, 80 – Alípio de Melo, Belo Horizonte

 Espetáculo sensorial. Capacidade reduzida, 40 crianças por sessão (07 a 14 anos)

Sinopse: Lágrimas da Floresta é um espetáculo infantil inspirado em contos indígenas, no qual o público é convidado a vivenciar, de olhos vendados, uma missão: salvar uma floresta devastada. Na história, as crianças são convidadas a se juntarem aos guardiões da floresta que tentam encontrar um meio de salvar a mata que foi degradada pelos homens. A floresta é protegida por uma ave, que, ao ver toda essa degradação, sobe as árvores até o céu e seca os rios, a fim de expulsar todos que ameaçam a existência da floresta. Com muita dança, música e seres encantados, essa história propõe uma trama emocionante e repleta de aventuras. A criação também oferece a experiência de uma criação sem uso da visão, potencializando assim todos os outros sentidos e sensações. 

 

23/10, domingo, às 19h: Ave  (Cia Ananda e Sapos e Afogados)

Sessão seguida de roda de conversa com artistas

Teatro Raul Belém Machado – R. Jauá, 80 – Alípio de Melo, Belo Horizonte

Sinopse: Ave é um projeto híbrido entre a dança e o teatro desenvolvido a partir do encontro de dois coletivos de BH: a Ananda Cia de Dança Contemporânea e o Núcleo de Criação e Pesquisa Sapos e Afogados. Livremente inspirado em questões provocadas pela comédia As Aves, de Aristófanes, o espetáculo investiga jornadas individuais e coletivas na fundação de novas lógicas sociais, novas relações e uma nova realidade. Mergulhando no universo de cores, sons e movimentos dos pássaros, o trabalho explora linguagens diversas como o cabaré, a dança contemporânea e a comédia popular.

Festival Acessa BH é realizado por Lais Vitral e Vitral Bureau Cultural, com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte, com o patrocínio da MGS, e patrocínio da Vallourec e do Instituto Unimed-BH através da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

 

Serviço: Acessa BH

Apresentações presenciais: Ingressos gratuitos, disponíveis nas bilheterias dos teatros, 1 hora antes de cada espetáculo.

▪              Endereços:

Teatro Wanda Fernandes – Galpão Cine Horto 

Rua Pitangui, 3613 – Horto – Belo Horizonte/MG

Espaço Cênico Yoshifumi Yagi – Teatro Raul Belém Machado

Rua Leonil Prata, s/n – Alípio de Melo – Belo Horizonte/MG

 

Mais informações sobre o evento: https://acessabh.com.br

By Redacao

.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *