Vai viajar e está pensando em alugar um carro no seu país de destino para fazer seus passeios com mais tranquilidade e agilidade, mas não sabe por onde começar? A gente te ajuda! Confira abaixo algumas dicas para fazer sua locação com segurança.
Documentação
A nossa CNH é aceita em diversos países, um exemplo é os Estados Unidos, um dos países mais buscados. Para quem pensa em alugar um aluguel de carro em Miami e depois fazer aquela parada obrigatória em Orlando, nem é necessário procurar por outro aluguel de carros em Orlando, pois esse trajeto dura em torno de 3 horas, bem rapidinho, não é mesmo?
Lembrando que mesmo nos países que são aceitos a CHN, é preciso apresentar o RG ou passaporte, combinado?
Porém, existem países como Grécia e Itália em que não são aceitas a CNH, mas não se preocupe, para resolver esse problema é bem simples, basta ir ao Detran da sua cidade e emitir a PID (Permissão Internacional para Dirigir), o valor para emissão do documento varia de estado para estado. O documento é aceito em mais de 100 países, e vale por 3 anos.
Para mais informações basta acessar o site do Detran.
Idade
!8 anos em geral é a idade mínima para dirigir em todos os países. Mas o aluguel normalmente é feito apenas para maiores de 21 anos, mas, em alguns casos se for pago um valor adicional, não será problema alugar um carro.
Contrato
Leia atentamente o contrato, principalmente as letrinhas miúdas. Você vai estar em outro país, por isso é essencial estar prevenido para não ser pego de surpresa por nenhum gasto desnecessário ou até mesmo abusivo.
Verifique questões como se é preciso devolver o carro com o tanque cheio, se existe um limite de quilometragem, e uma dica muito importante é verificar as condições do automóvel antes de sair da locadora de veículos, observe se existe algum arranhão ou algo do tipo, tire fotos e notifique prontamente quem está te atendendo, para não ser cobrado por esses danos já existentes na hora da devolução.
Devolução
Como dissemos no início deste artigo, caso você queira alugar o carro em uma cidade e devolvê-lo em outro, é possível. Porém, é preciso verificar os termos e condições com a locadora de veículos anteriormente e pagar a famosa “taxa de retorno”.
Seguro
Ter um seguro nunca é demais. Nunca sabemos quando algo pode acontecer. Lembrando que a melhor opção é um seguro completo, mas caso não seja possível pelo valor, opte por um seguro básico que em muitos casos já é mais que o suficiente. E mesmo que não haja nenhum problema – e esperamos que não seja necessário utilizar o seguro, nada vale mais que a paz de espírito de estar coberto caso alguma coisa aconteça.
Pagamento
Caso o pagamento não seja feito em espécie, é preciso ter um cartão internacional para efetuar a compra, mesmo que a reserva ainda seja feita no Brasil, é necessário esse tipo de cartão.