Companhia está alinhada com o propósito do concurso, cujo objetivo é fortalecer a cultura e a gastronomia regional para impulsionar o desenvolvimento econômico local

Conectada ao “espírito botequeiro” e de valorização da gastronomia local dos(as) empreendedores(as) mineiros(as), o Assaí será o Atacadista oficial do concurso Comida di Buteco, pela primeira vez. A iniciativa celebra 23 edições este ano, com eventos em 21 circuitos, entre eles, na capital belo-horizontina, onde surgiu o projeto.

O tema do Comida di Buteco em 2023 é “Ervas e Especiarias”, que permitirá aos(as) participantes explorar uma vasta gama de sabores e cores nos pratos a serem elaborados.

Para Murilo Coelho, Diretor Regional do Assaí em Minas Gerais, o concurso tem como objetivo a valorização do pequeno comércio familiar, gerando resultados que impactam toda a cadeia produtiva do setor e ajudam a desenvolver circuitos turísticos demarcados pelos bares e restaurantes participantes. “O projeto do Comida di Buteco, assim como o Assaí, tem como objetivo levar prosperidade aos(às) pequenos(as) e médios(as) empreendedores(as), fortalecendo a gastronomia e turismo como impulsionadores para o desenvolvimento socioeconômico das regiões. Afinal, são nesses estabelecimentos que temos o verdadeiro espírito do boteco e, também, a valorização da gastronomia brasileira” enfatiza Coelho.

Inscrição recorde – A 23ª edição do maior concurso de botecos do país, o Comida di Buteco 2023, será realizada de 7 abril a 7 de maio, e tem número recorde de participantes: nada menos que 1.000 botecos. Para eleger o “Melhor Buteco” de cada cidade, bares e restaurantes participantes passam pelo crivo de jurados(as) e do público em geral, que também opina sobre o petisco que está na competição, atendimento, temperatura da bebida e higiene local.

O petisco leva 70% do peso da nota e as demais categorias 10% cada uma. A cada edição 20% dos botecos são desclassificados para o ano seguinte, gerando renovação e acirrando a competitividade entre eles. O concurso é realizado em duas etapas: a primeira etapa é regional onde a votação é feita pelo público e jurados(as) da própria cidade. Depois de eleitos(as), os(as) campeões(as) de cada circuito são avaliados por outro corpo de jurados(as), que vai elencar o “Melhor Buteco do Brasil”, revelado em festa a ser realizada em julho, em São Paulo.

Números 2022 – No ano passado, 9 milhões de pessoas foram impactadas pelo evento diretamente nos botecos; foram emitidos 900 mil votos; as redes sociais do concurso tiveram 730 mil fãs e 10 milhões de alcance. O Comida di Buteco gerou mais de R$ 300 milhões na cadeia de valor do ecossistema, gerou mais de 8 mil empregos e levou para os circuitos mais de 100 mil turistas.

Sobre o Assaí

O Assaí é uma empresa de Cash & Carry que atende pequenos(as) e médios comerciantes e consumidores(as) em geral, seja na compra de itens unitários ou grandes volumes. Com faturamento de aproximadamente R$ 60 bilhões em 2022, está presente nas cinco regiões do País com 264 lojas distribuídas em 23 estados, além do Distrito Federal. Possui mais de 70 mil colaboradores(as) e, mensalmente, recebe 30 milhões de clientes em suas lojas.  Em 2022, o Assaí foi considerado o melhor atacadista em duas pesquisas realizadas pelo Instituto Datafolha: “Os Melhores de São Paulo – Serviços” (em que vence pelo 7º ano consecutivo); e “O Melhor da Internet no Brasil”. Também foi eleita a melhor empresa do ramo de Comércio Varejista do Valor 1000, anuário realizado pelo jornal Valor Econômico, e recebeu a certificação Great Place to Work. O Assaí está entre as 15 marcas mais valiosas do país em ranking anual promovido pela Brand Finance. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *