Pular para o conteúdo

Bar de Belo Horizonte adota canudos de Macarrão

    Embora ainda não exista lei que proíba o uso de canudos de plástico nos bares e restaurantes de Belo Horizonte, tal como já acontece em capitais como o Rio de Janeiro [a primeira a ter esse tipo de restrição], alguns estabelecimentos já estão adotando, por conta própria, uma postura mais ecológica diante do alto consumo deste material nada sustentável para o meio ambiente.



    É o caso do Redentor Savassi, que desde o final do ano passado, está desenvolvendo uma atitude inédita na capital mineira: é o primeiro bar da cidade a substituir os tradicionais canudos de plástico por canudos de macarrão grano duro.

    +Centro Cultural Ataíde recebe a exposição “Senhas”

    +Prefeitura convoca ambulantes cadastrados para retirada de credenciais

    Segundo o empresário Daniel Ribeiro, um dos sócios da casa, a vontade de buscar opções mais biodegradáveis para o canudo de plástico já vinha sendo discutida há alguns meses. Houve, inclusive, testes com outros tipos de materiais, como vidro e metal.

    A novidade, de acordo com Ribeiro, já está fazendo sucesso entre os clientes, que não só acharam os canudos de macarrão ecologicamente corretos, como também bastante divertidos. A expectativa da casa, que já está comprando cerca de 30kg do produto por mês, é que até o fim de março todos os canudos de plástico sejam substituídos.

    O risco dos canudos de plásticos para o meio ambiente



    A vida útil de um canudo é de, em média, quatro minutos – tempo suficiente para o consumidor terminar sua bebida. Só que, feitos normalmente de polipropileno ou poliestireno, materiais que não são biodegradáveis, eles demoram até 200 anos para se decompor. Pior: quando descartados, se desintegram em pequenas partículas, que ao chegarem nos oceanos acabam parando nos organismos de animais filtradores, como alguns peixes, tubarões e baleias. Os danos à fauna são imensuráveis e vão além: vez ou outra, ao comer um peixe, podemos estar ingerindo microplástico.

    Respondendo por 4% de todo o lixo plástico encontrado no mundo, os canudos ainda representam um desafio. Segundo dados da ONG Ocean Conservancy, sediada nos Estados Unidos, eles foram o 7º item mais coletado nos oceanos em 2017.

    Redentor Savassi

    Rua Fernandes Tourinho, 500 – Savassi. Telefone: (31) 3284-1175.

    Gerador de tráfego de site gratuito