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Bares da capital fazem últimos preparativos para abertura da 7ª edição do Botecar

    A mesa já está posta, a comida no forno e a bebida gelada. Há menos de 10  dias para o Botecar, os bares de Belo Horizonte se prepararam para receber o público, que participa da escolha do prato mais saboroso do concurso. A 7ª edição do evento, de 31 de outubro a 30 de novembro, vai movimentar a cena gastronômica da capital, com a participação de 37 botecos.

    Os preparativos às vésperas do Botecar vão além da cozinha. Os botecos estão atentos aos mínimos detalhes para garantir aos clientes uma excelente experiência em todos os aspectos. O investimento também vale como uma celebração, já que essa será a primeira edição do evento após a pandemia. O retorno, portanto, promete ser em grande estilo.

    O organizador do festival explica que os botecos foram incentivados a usar a criatividade nos pratos e na decoração, que ganha a roupagem do Botecar.  “Vamos pesquisar a nossa história, nossas festas religiosas, a evolução da nossa gastronomia, partindo da famosa cozinha dos tropeiros, passando pela cozinha das fazendas, pelas influências dos nossos imigrantes, chegando aos tempos atuais com a moderna cozinha mineira”, incentiva o organizador do festival, Antônio Lúcio Martins. O tema será representado nos pratos criados para o Botecar.

    O Botecar tem o patrocínio da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur; da Petra, cerveja oficial do festival e da DelMaipo. O apoio é da Cachaça Decisão e da Jogano Bet. A promoção é da Rádio Itatiaia, da Rádio Light FM, do jornal Estado de Minas, da TV Alterosa, do Portal Uai e da Revista Encontro. A realização é da AL2 Eventos e a agência de turismo oficial é a Itália Turismo.

    Pratos para todos os gostos e bolsos

    Cada boteco deverá elaborar seu tira-gosto com concepção livre. Os preços recomendados ficam entre R$30 a R$40. A mineiridade foi o tema escolhido para os pratos. O objetivo é valorizar a culinária de boteco de raiz, reforçar a identidade da cidade como a capital nacional dos botecos e homenagear a riqueza e a diversidade da culinária tradicional. “Pretendemos trazer de volta aquele ambiente familiar encontrado nas mesas dos botecos de Belo Horizonte. Esperamos um público ávido pelo retorno às ruas. Vamos encher os bares participantes de pessoas prontas a comemorar nossa hospitalidade e nossa mineiridade no cardápio mais que acolhedor”, comemora Antônio.

    Ao consumir os pratos do festival, o público poderá eleger o melhor boteco, considerando critérios como sabor do tira-gosto, temperatura da bebida, ambiente e atendimento. O voto popular será registrado por meio de um QR code, disponibilizado nos botecos, e direcionado para a plataforma de votação, digital. A nota do público representará 50% do total de votos, na apuração final. A outra metade da avaliação será feita por um júri especializado. A apuração dos votos será auditada por empresa de especializada, independente.  A divulgação do resultado acontecerá em uma cerimônia de premiação fechada para convidados.

    O Botecar faz parte da 1ª da Bienal de Gastronomia de Belo Horizonte, que acontece de 16 a 31 de outubro, para promover a capital por meio da gastronomia, fortalecer as relações institucionais e possibilitar o cumprimento de diversos compromissos pactuados junto à Unesco a partir da conquista do Título de Cidade Criativa da Gastronomia.  Na programação, estarão reunidos chefs renomados, como Leonor Espinosa, eleita em 2022 a melhor chef de cozinha do mundo pela revista britânica Restaurant; Janaina Rueda, chef e sócia da Casa do Porco, em São Paulo, eleito em 2022 o 7º melhor restaurante do mundo (World’s 50 Best) e Edson Leite, fundador do projeto ‘Gastronomia Periférica’. A programação completa da Bienal será divulgada em breve.

     

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