Imagem: Internet
A partir de hoje, 22 de julho, a Prefeitura de Belo Horizonte inicia a vacinação contra a covid das crianças com idade entre 3 e 4 anos. Neste primeiro momento, somente os imunossuprimidos serão contemplados. Confira as condições abaixo:
- Imunodeficiências congênitas
- Imunodeficiência Adquirida – HIV/aids
- Imunodeficiências devido ao câncer ou à imunodepressão terapêutica
- Transplantes de órgãos sólidos
- Transplante de células-tronco hematopoiéticas (medula óssea)
- Comunicantes suscetíveis imunodeprimidos de pacientes com doenças transmissíveis
- Asplenia anatômica ou funcional, hemoglobinopatias, doenças de depósito e outras condições associadas à disfunção esplênica.
As crianças devem comparecer aos pontos de vacinação acompanhadas dos pais ou responsáveis legais e devem apresentar o documento de identificação com foto, ou certidão de nascimento, CPF, comprovante de endereço e cartão de vacina. É necessário levar, também, um laudo médico que comprove a situação de saúde da criança.
A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) iniciou a distribuição das doses da Coronavac aos municípios mineiros na última quarta-feira. A Anvisa autorizou o uso emergencial do imunizante em crianças de 3 a 5 anos, da mesma forma que é usada nas demais faixas etárias: duas doses com intervalo de 28 dias.
É importante ressaltar que as vacinas em estoque não são suficientes para todas as crianças e o Ministério da Saúde estuda solicitar o envio da Coronavac por meio do consórcio mundial Covax Facility, coordenado pela Organização Mundial da Saúde ou comprar novas doses do Instituto Butantan.