A BHIP, concessionária que faz a gestão da iluminação pública de Belo Horizonte, é a responsável pelas luzes azuis ligadas nessa quinta-feira (11/08) sobre a fachada da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), no Centro da capital, em apoio à Campanha Agosto Azul Vermelho. O objetivo da iniciativa, feita pela PBH em parceria com a Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV), é conscientizar a população sobre a relevância da saúde vascular. A iluminação ficará ativa até 31 de agosto.
Entre as doenças vasculares mais comuns, estão trombose venosa profunda (TVP), doença arterial periférica (DAP), acidente vascular cerebral (AVC), linfedema, doença carotídea, pé diabético, aneurisma de aorta abdominal (AAA), embolia pulmonar (EP) e varizes. A ação ocorre em agosto por ser o mês em que se celebra o Dia do Cirurgião Vascular e o Dia V (Dia Nacional da Consciência Vascular).
Segundo a SBAVC, hábitos simples, quando incorporados à nossa rotina, podem evitar doenças vasculares. Entre eles estão a prática diária de atividades físicas 30 minutos; adoção de alimentação saudável; descansar e dormir bem; tirar tempo para o lazer e a diversão; organizar seu tempo e agenda, para evitar estresse.
Sobre a BHIP
A BHIP é a concessionária de iluminação pública que tornou o município de Belo Horizonte a primeira capital brasileira a contar com parque de iluminação modernizado em LED. Ao todo, 182 mil pontos de iluminação pública foram trocados, o que gerou economia de energia elétrica, melhor iluminação e redução da taxa de falha na cidade. A concessão foi estabelecida por meio de Parceria Público-Privada (PPP) em 2017 e tem prazo de 20 anos. A BHIP também é responsável por um eficiente e diferenciado plano de manutenção preventiva e corretiva, que garante o pleno funcionamento de todo o parque de iluminação pelo período da prestação do serviço.