Campanha de conscientização idealizada pelos bares Laicos e Jângal, em parceria com Mixing Originals, chama atenção para alto custo e finalidade dos materiais que acompanham os alimentos, e sugere refeições com o mínimo de embalagens e economia de R$ 5 a R$ 10 por pedido
Caixinha de hambúrguer, potinho para molho, recipiente de batatas e copo para a bebida com tampa e canudo plásticos. A lista dos materiais descartáveis que acompanham um pedido de comida por delivery é extensa, e com o aumento da demanda pelo serviço, em virtude das medidas restritivas do isolamento social, o volume de material descartável consumido aumentou consideravelmente. Muitas vezes dispensáveis, o custo de todo esse amontoado de plástico, isopor e afins, impacta diretamente no valor final do produto, sem agregar valor.
Pensando nisso, os empresários e irmãos André Sassen Panerai e Marco Sassen Panerai, proprietários dos estabelecimentos Jângal e Laicos, respectivamente, e o empresário Tony Harion, dono do Mixing Originals – negócio especializado em drinks que, para cada garrafa vendida, duas são encaminhadas para reciclagem #SeloEuReciclo –, se juntaram na criação da campanha #BurgerSóBurger. Durante a primeira quinzena de setembro, os empreendedores enviaram para diversas pessoas, dentre eles, influenciadores digitais, formadores de opinião e imprensa da capital, várias embalagens vazias que acompanham costumeiramente os pedidos. Junto delas, o custo de todo o aparato que chegou a R$ 10 – R$ 5,50 da caixa, R$ 4,50 de descartáveis (potinhos, guardanapos, tampas, canudos, etc.), além da sacola pra cujo custo varia entre R$ 1 e R$ 2,20, totalizando R$ 10 só de embalagem. Junto com toda parafernália, uma cartilha para o descarte correto e opções criativas para reutilização dos materiais. “Queríamos mostrar que aquele lixo descartável teve um custo elevado, degradam o meio ambiente e o primordial, não matam a fome”, revela Marco.
E para não deixar ninguém de barriga vazia, junto com o “lixo” os participantes da ação também receberam vouchers de consumo para os produtos das casas, que, até 15 de outubro, serão enviados com o mínimo de embalagens recicladas, claro, apenas com o necessário para manter a qualidade, a temperatura e a proposta. Além disso, clientes que desejarem aderir à campanha poderão pedir suas comidas preferidas dos estabelecimentos participantes com descontos de até 10% no valor final do produto.