Pular para o conteúdo

Campanha de vacinação antirrábica é prorrogada na Capital

    Foto: Márcio Martins/PBH

    A Campanha de Vacinação Antirrábica está prorrogada em Belo Horizonte até a próxima quarta-feira (3). Moradores que tiverem cães e gatos poderão levar os animais em um dos 106 postos de vacinação localizados nas nove regionais. O horário de atendimento é das 8h às 17h.

    +Caminhada vai reunir trabalhadores e moradores do Barreiro contra o sedentarismo

    +Senai abre oportunidades para cursos gratuitos

    No último final de semana, foram vacinados aproximadamente 235 mil animais. Para atingir a meta de 80% de cobertura, estabelecida pelo Ministério da Saúde, é necessário imunizar cerca de 245 animais.

    A vacina contra a raiva deve ser aplicada a partir de três meses de idade, gestantes ou não, devem ser vacinados anualmente. A raiva trata-se de uma doença altamente letal.

    É recomendável levar os cães contidos por corrente ou guia e, de preferência, conduzidos por adultos. Os gatos devem ser levados em gaiolas ou transportadores. Depois de vacinados, os animais não devem ser submetidos a esforços físicos.



    O censo animal realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte em 2017 aponta que na capital existem 4,4.784 animais domiciliados, sendo 307.959 cães e 96.825 gatos.

    Vírus em BH

    Apesar da raiva não ser registrada em humanos desde 1984 e em cães desde 1989, a PBH alerta que o vírus da doença permanece em circulação no município. Por conta disso, a necessidade de manter o controle da raiva em BH. Em 2018, nove morcegos positivos para raiva já foram capturados em sete regionais.

    No caso de qualquer intercorrência, a Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) oferece um serviço de apoio para avaliação, acompanhamento e suporte para estes animais. Basta levar o animal à unidade onde foi vacinado ou à Gerência de Controle de Zoonoses de sua regional.

    *Da PBH

    Gerador de tráfego de site gratuito