A partir dessa segunda-feira (8) será iniciada a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação, seguindo as orientações do Programa Nacional de Imunizações, do Ministério da Saúde. O objetivo principal é atualizar a caderneta de crianças e adolescentes de 0 a 14 anos e imunizar contra a poliomielite todo o público de 1 a 4 anos.
É importante destacar que as vacinas são seguras e certificadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Com o simples ato de vacinar crianças e adolescentes protege esse público contra doenças que já foram erradicadas do país, como a Poliomielite ou paralisia infantil e o Sarampo. Além disso, a vacina evita complicações de várias doenças, inclusive a covid e a gripe.
A campanha vai até o dia 9 de setembro e as aplicações serão realizadas de segunda a sexta-feira em todos os centros de saúde de Belo Horizonte. Dia 20 de agosto, sábado, será o Dia D da Vacinação, em todo o país. A data foi escolhida para simbolizar o dia em que todos os postos de saúde do país estarão abertos com o objetivo de imunizar uma quantidade maior de pessoas, permitindo que aqueles que trabalham no horário de funcionamento do posto consigam se organizar para levar seus filhos para se imunizar.
A paralisia infantil é uma doença infecciosa viral, transmitida de pessoa para pessoa. A propagação ocorre, principalmente, por via fecal-oral. Uma das medidas mais importantes para prevenção é a vacinação de mais de 95% da população infantil.
É fundamental que os responsáveis levem a caderneta de vacinação para a conferência das doses aplicadas e atualização da situação vacinal. Para a entrada nos locais é obrigatório o uso de máscaras, sendo que para crianças de até dois anos não é necessário o uso do acessório de proteção.