A pandemia do novo coronavírus não somente trouxe desafios para diversos setores da economia, como também tem estimulado a criatividade e colocado à prova o potencial de resiliência e solidez de muitas empresas. O mercado de carros foi fortemente atingido com a crise instalada no mundo. No entanto, o segmento tem mostrado seu poder de recuperação.
Dados divulgados pela Federação Nacional de Distribuidores de Veículos Automotores (Fenabrave) apontam que os emplacamentos de veículos comerciais leves apresentaram em março (177.109 unidades) apresentaram alta de 11,93% em relação a fevereiro e se comparados ao mesmo mês de março do ano passado (155.784 unidades) o aumento foi de 13,69%. No trimestre, as vendas de veículos novos teve uma retração de 6,5%.
Um dos exemplos de superação e reinvenção vem da Carbel Japão em Belo Horizonte. Com duas lojas na cidade, uma no bairro Estoril e outra no Barro Preto, a concessionária da Nissan, tem enfrentado os gargalos do setor com força de vendas e muita criatividade. A expectativa da empresa é chegar até o fim do ano com o mesmo volume de vendas de antes da pandemia e um faturamento superior a R$ 300 milhões.
Um dos motivos de recuperação nas vendas foi a aposta da Nissan em dois novos lançamentos que têm agradado o público: o novo Versa e o novo Kicks. O primeiro chegou no fim do ano passado trazendo novos conceitos, design mais elaborado e novas tecnologias. O modelo já conta com premiações de melhor compra e carro do ano. Da mesma forma, o novo Kicks também chegou com tudo no mercado. Ele é o mais vendido da Nissan no Brasil e na América Latina desde seu lançamento.
“Além de bons carros para negociação, nesse período de pandemia o que tem feito a diferença é a capacitação de nosso time e nossa estratégia de venda, como o Carbel Home”, destaca o diretor da Carbel Japão, Thiago Maia. E acrescenta. “Somos uma empresa jovem, que completa seis anos em 2021, mas contamos com a expertise e a solidez do Carbel Auto Grupo que tem mais de 50 anos de atuação.”
O Carbel Home é um formato de vendas inovador em que o cliente pode adquirir um carro sem sair de casa. “O nosso objetivo é oferecer a melhor experiência na compra de um veículo com segurança, conforto e comodidade, ainda mais primordiais em tempos de pandemia e necessidade de isolamento social”, destaca Thiago.
Mesmo com as diversas mudanças em funcionamentos das lojas físicas estipuladas pelas autoridades, as concessionárias Carbel Japão permanecem abertas 24 horas e todos os dias da semana no ambiente online. Pelo site www.carbeljapao.com.br, o cliente pode ter acesso a todo o processo de compra em apenas um clique. Thiago explica que todo o contato com os consultores de vendas pode ser feito por whatsapp ou pela ferramenta de videochamada no site. A Carbel Japão também se encarrega de levar o carro totalmente higienizado até à casa do cliente para a realização do teste drive. A avaliação do carro usado também pode ser feita sem a necessidade de tirá-lo da garagem. Depois de fechado negócio, a empresa também se encarrega de entregar o veículo higienizado para o cliente no conforto da casa dele.
A dentista Ana Luísa Santos foi uma das clientes Carbel Japão que realizou todo o processo de compra via online e ficou satisfeita com a escolha. Depois de comparar por modelos de carros, ela optou pelo Kicks da Nissan e passou a realizar pesquisas pela internet. Desta forma chegou até o site da Carbel Japão e completou a compra sem precisar sair de casa. “ Achei a estratégia muito interessante, segura e rápida. No mesmo dia em que conversei com um consultor de vendas pude fazer um teste drive delivery, o carro foi levado até a porta da minha casa depois de ser higienizado. Neste período de pandemia, esse cuidado é essencial. Acho muito importante seguirmos todos os protocolos de segurança. A negociação continuou online. Fiquei muito feliz com minha compra”, revela.
Inovação
A Carbel Japão é fruto da visão empresarial do grupo Carbel, que também contempla as marcas Audi Center BH, Honda Banzai, Carbel Korea, Carbel Volkswagen, Strada Fiat, Strada Jeep e Carbel Renault.
Foi somente em julho de 2015, que o Grupo Carbel, assumiu as operações das concessionárias Nissan em Belo Horizonte de olho no mercado inovador e tecnológico dos veículos japoneses.
Considerada uma das maiores fabricantes de veículos do mundo, a presença da Nissan no Brasil teve início no ano 2000, com investimento de mais de R$ 2,6 bilhões do seu complexo industrial em Resende, no estado do Rio de Janeiro.
A montadora é grande referência na busca constante para entregar produtos com tecnologia inovadora e serviços que atendam às expectativas de seus clientes. Com mais de 160 mil funcionários distribuídos em 200 países, a Nissan possui 45 fábricas espalhadas ao redor do mundo que produzem modelos altamente versáteis e tecnológicos para as concessionárias da marca.
Em março de 2019, a Carbel Japão inaugurou sua mais nova loja, a primeira unidade de Minas Gerais que segue os padrões mundiais da Nissan. Localizada na Avenida do Contorno, no Prado, a unidade recebeu cerca de R$ 5 milhões em investimentos em uma área de mais de 2 mil metros quadrados.
Conquistas
Com o maior estoque e venda de peças Nissan do estado de Minas Gerais, a Carbel Japão tem conquistado os belo-horizontinos pelo atendimento personalizado e a oferta de serviços diferenciados. “Desde o início investimos na capacitação de nossa equipe porque entendemos que uma empresa sólida se faz com pessoas competentes e felizes. Temos diversos programas de aperfeiçoamento e atualização. Isso mantém o alto nível do atendimento e faz com que o cliente seja o foco principal da empresa e tenhamos reconhecimento com altos índices de satisfação”, comenta Thiago.
Por quatro anos consecutivos, a Carbel Japão recebeu a premiação “Time de Ouro Nissan”, onde foi reconhecida pela montadora nos quesitos que compreendem performance em vendas, índice de qualidade, teste drive e treinamento. “O nosso objetivo é chegar até à categoria Samurai, que é a mais alta após a ouro e para isso estamos cada vez mais focados no reconhecimento pessoal no nosso time”, comenta Thiago.