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Checklist completo para lançar um negócio digital

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    Checklist completo para lançar um negócio digital

    A elaboração de um checklist de lançamento para o seu negócio digital é um dos processos mais importantes para que o seu empreendimento obtenha resultados satisfatórios.

    Graças a um checklist completo, é possível contemplar o processo de marketing digital como um todo, compreendendo melhor as etapas e como elas auxiliam na gestão do seu negócio.

    Por meio dele, se torna mais fácil ficar a par das necessidades da sua persona e como proceder para que o seu negócio digital chegue até ela.

    Nesse artigo, vamos apresentar para você os elementos principais, aqueles detalhes que não podem faltar na hora de lançar o seu empreendimento. Confira!

    Entendendo o que é um negócio digital

    Um negócio digital possui um grande diferencial em relação aos demais: a tecnologia como solução para disponibilizar os produtos ou serviços. 

    A partir disso, o empreendedor se torna apto a atender uma demanda de consumidores conectados e que procuram por soluções no meio digital.

    Alguns exemplos de negócio digital que encontramos com frequência no nosso dia a dia são os infoprodutos. Basicamente os infoprodutos podem ser:

    • Webinars (seminários e palestras online)
    • E-books (livros digitais)
    • Cursos online
    • Podcasts
    • Videoaulas

    De uma forma geral, os infoprodutos consistem em produtos digitais destinados a suprir algum conhecimento teórico e prático a respeito dos mais variados assuntos.

    Além dos infoprodutos, outros tipos de negócios digitais podem ser as lojas virtuais ou Startups. Para você ter uma ideia, o iFood, o Uber e o Nubank, são apenas alguns exemplos de Startups. 

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    O papel da presença online no lançamento e gestão do seu negócio

    Independente de ser um infoproduto, um e-commerce ou aquela startup que vai revolucionar o mercado, a presença online é um elemento que você não pode deixar de fora na hora de lançar e gerenciar o seu negócio digital.

    Estar presente na internet ou interagir com os consumidores por meio das plataformas digitais, é parte essencial para que o seu projeto saia do papel, se torne realidade e seja bem sucedido.

    Sobretudo, como não poderia deixar de ser, a presença digital é uma constante que deve acompanhar o seu negócio sempre, inclusive, desde o seu lançamento.

    Checklist essencial para negócios digitais

    Um bom lançamento deve levar em conta uma estratégia bem elaborada, com todos os detalhes devidamente organizados e planejados, desde a definição de persona até a divulgação.

    Hoje em dia, há vários recursos que permitem a realização de tais estratégias. No caso do lançamento e criação de uma loja virtual, um exemplo disso é o uso de um gerador de nomes para e-commerce

    Por isso, é sempre bom ter em mãos um checklist de tudo que é necessário. Sendo assim, confira um checklist completo, para você lançar o seu produto digital com os principais pontos que ele deve apresentar. 

    • Estude o mercado e a concorrência 

    Assim como um produto é um negócio físico, em um lançamento de produto digital também é preciso estudar o mercado.

    Nesse estudo de economia digital, vale a pena avaliar o que já existe no mercado e o que os concorrentes estão fazendo. Com base nisso, você é capaz de aproveitar as lacunas e oportunidades que não são exploradas. 

    Nesse cenário, entenda quais os diferenciais que você pode oferecer no seu produto e comunique isso com ênfase no seu lançamento. 

    Da mesma forma, compreenda as principais dores e objeções que a sua persona possui e trabalhe com argumentos para contornar tais obstáculos. E por falar em persona, esse é o assunto do próximo tópico. 

    • Definição da persona

    Essa é uma parte muito importante não apenas para lançar o seu negócio digital, mas também para você compreender e determinar qual é o propósito do seu projeto.

    Seja um e-commerce, um infoproduto ou um novo serviço que a sua Startup desenvolve, é fundamental saber para quem ele se destina. 

    O seu negócio digital vai satisfazer os desejos e as necessidades de quem? Para responder essa indagação você deve criar uma persona, uma personagem fictícia que resume as principais características do seu público, desde a idade, profissão e até hábitos do dia a dia.

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    • Estabeleça a sua presença digital

    O seu negócio é digital, então, a solução óbvia (e necessária) é que ele esteja na internet. Por isso, não dá para deixar de fora desse checklist a obrigatoriedade de criar e gerenciar um site.

    O site é o alicerce básico da sua presença digital, pois ele é a vitrine do seu produto no local que o público mais acessa hoje em dia: a internet.

    Além de um site, vale também investir em outros canais online, como um blog e as redes sociais. Nesses espaços você tem a possibilidade de divulgar o lançamento do seu produto digital e utilizá-los para gerar conteúdo.

    Hoje em dia não é difícil criar e gerenciar um site e um blog. Ferramentas como WordPress, Wix e Webnode viabilizam essa tarefa de forma intuitiva, rápida e simples. 

    • Use o e-mail marketing

    Além do site e de um blog, é válido usar também um dos recursos mais eficientes de divulgação online, o e-mail marketing. Ele é fundamental para segmentar o público e divulgar o negócio para destinatários previamente estabelecidos e selecionados.

    Ao estabelecer quem é a sua persona fica mais fácil determinar quem é a parcela do público que vai receber a mensagem.

    O e-mail marketing é uma ferramenta perfeita para essa segmentação, porém, ele apenas será eficiente se for realizado por meio de uma ferramenta apropriada.

    Ferramentas, como, por exemplo, Mailchimp e o E-goi permitem selecionar de maneira ordenada os destinatários, programar mensagens e até mesmo personalizar o conteúdo, humanizando ainda mais a interação.

    • Entenda o conceito de copywriting

    O Copywriting é um recurso fundamental, uma técnica muito bem-vinda na hora de criar conteúdo para sites, blogs e e-mail marketing e que faz toda a diferença para obter bons resultados.

    Vale salientar que os usuários costumam receber diversos e-mails de empresas por dia, acessam vários sites, consomem muita informação no cotidiano. 

    Devido a isso, se você quer que o seu negócio digital seja conhecido, é necessário pensar muito bem no modo de produzir conteúdo. É aí que um copywriting bem feito se torna um ingrediente relevante no checklist

    Lembre-se que ao lançar o seu negócio digital, o objetivo é priorizar o conteúdo, mostrar a novidade e apontar as soluções que ele oferece.

    Por isso, ao utilizar os canais digitais, é importante entender e utilizar as técnicas de copywriting. Elas permitem criar conteúdos persuasivos, sempre levando em conta teorias de gatilhos mentais e do comportamento do consumidor.

    Conclusão 

    O conteúdo feito com qualidade é o combustível para que qualquer negócio digital seja bem sucedido. 

    Sendo assim, elementos como sites, blogs, redes sociais, e-mail marketing, técnicas de SEO e copywriting são essenciais.

    Compreender como utilizar esses recursos é mais do que necessário, pois eles viabilizam uma interação ainda mais eficiente. 

    Portanto, fique atento para esses detalhes e não esqueça de incluí-los no seu checklist.

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